Alerta do gênero - Terror e seus segmentos



Olá!! Todos vão muito mal por aí?

O tema de hoje é terror. Todo mundo adora um terrorzinho, por mais que você não goste de filmes de terror, sempre tem um que você viu na infância e continua em sua memória. 
 Até a pouco tempo atrás eu não gostava de terror, mas ultimamente tenho assistido e lido terror de ótima qualidade e descobri que existem vários "tipos de terror".

 Como vocês devem saber, terror ou horror é um gênero ficcional com o objetivo de causar medo, pelo medo , apesar de alguns , ultimamente, estarem causando mais nojo do que medo.
Desde 1960 histórias com temas que causam estranhamento, medo são incluídos nesse gênero. O terror está muito ligado á ficção fantástica e á ficção científica. 
 O medo é o alimento do terror, seja em contos, mitos ou lendas, e as histórias quase sempre se baseiam em  situações vivas no imaginário mundial.

Bruxas, vampiros, lobisomens, fantasmas e outros são marcantes na tradição. 
Só eu acho o Frankstein um cara muito legal?

 Porém existem as exceções, como os Irmãos Grimm, que todo mundo conta pros seus filinhos, possuem muitos elementos de horror que chegaram a preocupar alguns pedagogos, ou você acha que o caçador realmente salva a vovozinha? Muitos outros dizem que não se deve amenizar os aspectos horrendos das histórias, como fez a Walt Disney.
 Existem especialistas em Horror muito famosos como Stephen King e seu filho John Hill, Clive Barker e os "mestre dos mestres" Edgar Allan Poe, Bram Strokers e Mary Shelley.

Existem alguns subgêneros do terror, bem difundidos na nossa cultura, mas que não diferimos:

Psicológicos - Esse é o melhor terror para mim. Tem uma história, não é matança ou aquela coisa horrível, mas te dá aquela tensão sem precisar de apelação. Sem aqueles efeitos de segunda ( apesar que as facadas de psicose, fala sério hein! ). Tramas amarradas, indecifráveis, boa história, bons personagens e realidade principalmente. Dificilmente algum terror psicológico diz que vai surgir um povo de cera, que antes de te matar eles dançam Ragatanga para te apavorar, normalmente são pessoas com problemas mentais ou traumas que se tornam vingativas.

                                                        Rolou um medinho quando a mulher
                                                         de preto apareceu. 

Sobrenatural: Eu não gosto desse estilo de fantasmas e espíritos, me dá um medo muito ruim. Esse estilo mexe com o psicológico e crenças do público. Quase sempre se apoiam em religião, sempre tem alguém que recebe o espírito ou é perturbado por ele, ou no minímo sabe que ele existe.


Zumbis - No estilo de Montros, os zumbis abordam o mundo " morto-vivo". Eles não possuem emoção nenhuma, o único objetivo é carne, carne e carne. Tem um monte de gente aí, criando um Zumbi meio falsificado e tirando todo o legal, aquele medo de algum Zumbi puxar seu pé, hoje se eles encostarem no pé a pessoa puxa e começa a namorar ele. 



Não posso deixar de citar o terror psicológico, causado durante os tratamentos do Alex em Laranja Mecânica. 

É só isso por hoje gente! Claro que existem outros subgêneros, mas falei dos mais conhecidos.


Agora vamos assistir um programinha na TV ! 

BEIJOS!!!
AMY XO

2 comentários :

  1. Não é aquele terror puro, mas são os melhores por possuir história para manter o publico atento ao filme, desse gênero são meus favoritos!

    ResponderExcluir
  2. Verdade quando a mulher de preto aparece agente se assusta, gostei muito do post.

    ResponderExcluir