Não sei se vocês observaram a baratinha na abertura do google, mas se você passou a setinha lá já sabe que hoje o autor Franz Kafka faz hoje apenas 130 aninhos.
Franz Kafka nasceu em Praga, 3 de julho de 1883 e morreu em Klosterneuburg 3 de junho de 1924) foi um dos maiores escritores de ficção do século XX. Kafka era de origem judaica, nasceu em Praga, Áustria-Hungria (atual República Checa), e escrevia em língua alemã. O conjunto de seus textos— na maioria incompletos e publicados postumamente— situa-se entre os mais influentes da literatura ocidental.
Em obras como a novela A Metamorfose (1915) e romances como O Processo (1925) e O Castelo (1926), retratam indivíduos preocupados com um pesadelo de um mundo impessoal e burocrático.
Principais obras :A metamorfose
É deste modo que Kafka inicia a história de Gregor Samsa, um sujeito que se viu "obrigado a se tornar um caixeiro-viajante ,que deixou de ter vida própria para suportar financeiramente todas as despesas de casa.
Numa manhã, ao acordar para o trabalho, Gregor vê que se transformou num inseto horrível com um "dorso duro e inúmeras patas". A princípio, as suas preocupações passam por pensamentos práticos relacionados com a sua metamorfose.
Depois, as preocupações passam para um estado mais psicológico e até mesmo sentimental. Gregor sente-se magoado pela repulsa dos pais perante a sua metamorfose. Apenas a irmã se digna a levar-lhe a alimentação, mas mesmo assim a repulsa e o medo também começam a se manifestar. A metamorfose de Gregor vai além da modificação física. É sobretudo uma alteração de comportamentos, atitudes, sentimentos e opiniões.
Gregor passa a analisar as coisas que o rodeiam com muito mais atenção. Outra metamorfose ocorre no seio familiar: o pai volta a trabalhar, a irmã (Grete) também arranja um emprego e passam a alugar quartos na própria casa onde habitam. As atitudes dos pais perante o filho retratam ao leitor a ideia que este era apenas o "sustento" da casa. A metamorfose de Kafka não conta apenas a história de um homem que se transformou num inseto. É sobretudo uma história de alerta à sociedade e aos comportamentos humanos. Nesta história, Kafka presenteia-nos com a sua escrita sui generis, retratando o desespero do homem perante o absurdo do mundo.
Interessante perceber que em nenhum momento da obra Gregor se dá conta realmente que se transformou num inseto. Apenas observa seus novos membros, órgãos e hábitos, mas com o tempo se acomoda na nova condição sem realmente entender no que se tornara.
O processo
O Processo apresenta ao leitor a narrativa carregada de uma atmosfera desorientada e avulsa na qual o personagem Josef K. está imerso. Tal atmosfera deve-se mormente à sequência infindável de surpresas quase surreais, geradas por uma lei maior e inacessível, que está no entanto em perfeita conformidade com os parâmetros reais da sociedade moderna. O absurdo presente em toda obra é o ponto de partida, sem conclusão, da confusão que se desenrola na mente de Josef K., assim como em todos os ambientes reais nos quais ele está inserido, o que dá ao leitor a sensação incômoda própria do estilo da obra kafkaniana.
Carta ao pai
Carta ao Pai (em alemão Brief an den Vater) é uma das obras do escritor tcheco Franz Kafka. O livro é na verdade a publicação póstuma de uma carta que Kafka escreveu para seu pai e que nunca chegou a ser enviada.
Na carta, escrita em 1919 e revisada diversas vezes antes da morte do autor, Kafka discorre sobre sua relação conturbada com o pai, um comerciante judeu, autoritário e de personalidade forte, que sempre impôs aos filhos sua visão de mundo e que despertava em Kafka um conjunto de emoções conflitantes, do ódio pungente à mais profunda admiração. O livro é uma fascinante obra de arte, onde Kafka usa todo o seu talento em destrinchar a alma humana para mergulhar no relacionamento entre pais e filhos. Franz Kafka, considerado um dos maiores escritores do século XX ao lado de Joyce e Proust, era um homem profundamente angustiado, que guardava grande mágoa do pai déspota.
- Cenas de um Casamento no Campo (1907)
- Considerações (1908)
- Aeroplano em Brescia (1909)
- Amerika (1910, 1927)
- O Veredicto (1912)
- A Metamorfose (1912, 1915)
- A Sentença (1912, 1916)
- Meditação (1913)
- Contemplação: O Foguista (1913)
- Diante da Lei (1914, 1915)
- A Colônia Penal (1914, 1919)
- O Processo (1914, 1925)
- Um Relatório para a Academia (1917)
- A Preocupação de um Pai de Família (1917)
- A Muralha da China (1917, 1931)
- Carta ao Pai (1919)
- Um Médico Rural (1919)
- Poseidon (1920)
- Noites (1920)
- Sobre a Questão das Leis (1920)
- Primeiro Sofrimento (1921)
- Cartas a Milena (1920, 1923)
- Investigações de um Cão (1922)
- Um Artista da Fome (1922, 1924)
- O Castelo (1922, 1926)
- Uma Pequena Mulher (1923)
- A Construção (1923)
- Josefina, a Cantora ou O Povo dos Ratos (1924)
- Sonhos
- The Trial - Orson Welles (1962)
- The Castle - Rudolph Noelte (1968)
- Informe para una academia - Carles Mira (1975)
- The metamorphosis of Mr. Samsa - Caroline Leaf (1977)
- Informe per a una acadèmia - Quim Masó (1989)
- Kafka - Steven Soderbergh (1991)
- The Metamorphosis of Franz Kafka - Carlos Atanes (1993)
- Amerika - Vladimir Michalek (1994)
- Das Schloss - Michael Haneke (1996)
- La metamorfosis - Josefina Molina (1996)
- The Trial - David Hugh Jones (1993)
- Metamorfosis - Fran Estévez (2004)
Algumas frases do Kafka para você se inspirar no dia dele.
Todos os erros humanos são impaciência, uma interrupção prematura de um trabalho metódico.
Entre muitas outras coisas, tu eras para mim uma janela através da qual podia ver as ruas. Sozinho não o podia fazer.
A única coisa que temos de respeitar, porque ela nos une, é a língua.
Os bons vão ao passo certo;
os outros ignorando-os inteiramente,
dançam à volta deles a coreografia da hora que passa.
os outros ignorando-os inteiramente,
dançam à volta deles a coreografia da hora que passa.
Parabéns querido Kafka e obrigada por tão boas obras!!!
Nenhum comentário :
Postar um comentário