Resenha A arte de escrever - Schopenhauer

Olaaaa gente! Estou com saudades.
Nesta antologia de ensaios recolhidos de Parerga e Paralipomena, o leitor vai encontrar textos que trazem as mais ferinas entusiasmadas e cômicas reflexões acerca do ofício do próprio Schopenhauer, isto é, o ato de pensar, a escrita, a leitura, a avaliação de obras de outras pessoas, o mundo erudito como um todo.

Devido a provas de vestibular e muitas tarefas, estou levando muito para terminar livros, e esse não foi diferente, na verdade foi até pior. Para começar, a arte de escrever, não é um livro de histórias e sim um "estudo" sobre a língua, seu desenvolvimento, a erudição, a leitura e literatura em geral, por isso é indicado para quem realmente gosta de letras, senão se tornará a coisa mais chata do mundo. Por ser um tipo de livro com palavras um pouco complexas e ser analítico de um certo modo, me foi exigida uma atenção extra e o que levaria uma semana, levou um mês, mas enfim, li e lhes direi o que achei.
A arte de escrever é dividido em 7 capítulos, sendo que o primeiro não é escrito por Schopenhauer, que falam desde a erudição até a literatura, tudo interligado de certa forma.
Como natural do povo alemão, principalmente dos séculos passados, Schopenhauer exalta a erudição., literatura e toda cultura alemã e diz que as outras culturas copiam muitas coisas da deles.
Em a arte da erudição, assim como em todos os outros capítulo, o autor é muito conciso em dizer que a arte está se deteriorando con o tempo, ele defende as línguas clássicas e acredita que o fim delas deixa uma abertura para que qualquer um leia as obras, logo, se um analfabeto lê em sua lingua, não saberá interpretar e a obra perderá seu valor.
O segundo capítulo fala sobre a arte de pensar por si próprio, da originalidade, na literatura e nos pensamentos em geral. Apoia-se a leitura mas não a leitura exagerada, porque o pensamento do autor torna-se o seu e já não se tem mais autonomia.
Em a escrita e o estilo, Schopenhauer, retoma a discussão sobre o fim das línguas clássicas e crítica fortemente aos escritores que escrevem por dinheiro, apesar de admitir que ninguém quer passar fome ( não com essas palavras :D ), ele diz que a literatura perde seu valor por escritores que só pensam no dinheiro e por isso enchem o mercado de livros vazios, enchendo leitores de informações vazias. Ele tambem diz os tipos de autores existentes, os por pesquisa e por memória por exemplo, defende as edições precursoras de um livro, e diz que nem sempre as mais atuais são as verdadeiras. 
Sobre a leitura e livros, o autor toca novamente na questão da leitura sem reflexão , lê-se, tomasse aquilo como verdade e não questionasse mais mada. Também diz que o leitor não deve apenas ler a obra de um autor e sim o próprio autor da obra, assim ele entendera melhor a história que leu.
E por último, mas não menos importante, sobre a linguagem e as palavras. Schopenhauer fala sobre a perca do valor de algumas palavras e alteraçao no significado de outras, crítica fortemente o inglês por sua pouca variedade línguistica e mais ainda o Francês por não possuir nem metade do classicismo e complexidade do grego e latim e ainda sim ser considerada uma lingua clássica, defende-se o alemão como língua perfeita. Ele fala sobre a origem de muitas palavras e o empobrecimento das línguas. 
Os meus capítulos favoritos são os três últimos, mas como sou fascinada por origem das palavras, o último fica muito na frente. Schopenhauer fala com muita firmeza e não teme em criticar seus leitores, grandes autores e autoridades de sua época . Ele fala com tanta certeza e crítica que p faz parecer um pouco arrogante, como "dono da verdade absoluta". Porém, nunca vi um autor falar com tanta razão desses autorezinhos lucrativos e leitores vazios, do fim do classico e da diferença de quaçidade entre as obras antigas e novas.
Se você gosta de letras, super recomendo, esse livro me prendeu desde o início e apesar de ter ficado sem ritmo, pela minha falta de tempo, absorvi cada palavra e minha vontade de aprender latim só aumentou. Rs.
Até maaais.
Bjoos . Amy Xo

2 comentários :

  1. Olá :)
    eu li esse livro, gostei bastante, apesar de não concordar com diversas coisas que ele diz hihi
    Fiz um post n meu blog sobre este livro, caso queira ler, o link:
    http://incriativos.blogspot.com.br/2013/06/a-arte-de-escrever.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, depois vejo.
      Obrigada por comentar. bjoo

      Excluir