Resumo primeiro semestre/ 2013 - parte 2


Agora vou contar para vocês os melhores e piores livros que li esse semestre.

Nos últimos seis meses, mesmo com o tempo superapertado consegui ler 16 livros, esse não era meu objetivo, mas está bom pra mim.


1 º - Retratos de Dorian Gray - Oscar Wilde

 Esse ano, por enquanto, o melhor livro de todos foi Retratos de Dorian Gray, por algumas motivos muito simples.

  Primeiro:  HENRY!!. Muita gente deve ter odiado ele por ter uma opinião meio contraditória e deixar Dorian Gray influenciar-se por ele. Mas no meu caso, foi exatamente esse jeito " falo o que pensa e não tô nem ai" foi o que me fez adorar o Henry, as partes dele são as mais divertidas e atrativas do livro. E sobre do Dorian Gray virar " do mal". Ele é que não tinha personalidade.

Segundo: O FINAL - No fim do livro, eu esperava algo tooootalmente diferente e então acabou da maneira que acabou ( quem leu me entenderá) e eu fiquei aproximadamente 20 minutos parada engolindo aquilo e ainda re-li para ver se era aquilo mesmo. E ERA! kk

Terceira Oscar Wilde - A escrita de Oscar Wilde é tão chique, leve e carregada de significados ao mesmo tempo que não tem como você não gostar, pena que ele escreveu poucos livros. Oscar inclui você na história de uma maneira indireta, fazendo você se ligar ao personagem sem perceber e quando alguma coisa acontece com ele, você fica triste junto ou feliz junto. É muito boa a experiência " Wildiana " de leitura nossa que expressão horrível. 

Um pequeno conselho para terminar essa parte. Se você assistiu o filme e gostou você vai amar, porque o livro é o filme milhões de vezes melhor. Se você viu o filme e não gostou, estamos juntos nessa, porque o filme não tem nada haver com o livro, que é milhões de vezes melhor. ;D

2º - Caim - José Saramago

Esse vai lhes deixar um pouco divididos porque depende muito de sua filosofia de vida e nível de aceitação.
 Como você já deve ter observado, devido ao título, Caim tem caráter religioso e não é à favor da igreja. Este livro é basicamente a reconstrução do velho testamento de uma visão menos " bondosa e santificada" e mais " humana e realista". Até mesmo eu, que não ligo muito para essas coisas, apesar de ter uma filosofia favorável, precisei de alguns avisos antes de começar. Porém, todo o enredo e personagens foram incríveis, já quero comprar outro saramago.
 Porque gostei tanto?

Primeiro : Diálogos - As conversas entre Caim e Deus, principalmente nas cenas de Sodoma e Gomorra e na cena da Arca, elas são impagáveis. Todo mundo que tem um certo pé atrás com as questões da Bíblia e gostariam de fazer umas boas perguntas para Deus, com certeza vão se sentir dentro deste livro. Muito inteligente mesmo. 

Segundo Escrita - A escrita de Saramago é muito leve e pesada ao mesmo tempo, ele realmente te incomoda  mas te faz perceber que você concorda ou discorda com aquilo que ele está falando. Além dos diálogos sem travessões, o que não me permitiram pular algumas descrições que pareciam desnecessárias e que na verdade, valeram muito apena.


3º Laranja Mecânica - Anthony Burgess

A decisão de posições deste pequeno top foi muito difícil pela disputa acirrada entre esses três, então considere-os iguais.

Laranja mecânica é um livro que te exige um pouquinho de estômago ( o filme também). Claro, que se você não é uma pessoa muito forte não vai imaginar um cara cortando a cabeça de alguém só uma idéia sei lá  , porém, principalmente se viu o filme antes, como eu fiz, você vai imaginar as variadas cenas de estrupo, violência gratuita e tortura que são descritas no livro. 
 Como adoro livros com essa pegada distópica, degradada e violenta, tudo com sentido, obviamente, Laranja Mecânica tornou-se um dos meus favoritos. 

1º Alex - Você pode falar o que quiser, sério! Mas eu me apeguei fortemente pelo Alex(♥), senti muita pena dele quando foi levado para o programa de cura e foi torturado e quando ele saiu. Tudo que ele sofreu me deu pena, talvez essa era intenção do autor, afinal de contas, Alex era um tipo de personagem principal do mal e como não havia ninguém ali verdadeiramente bom, todos mereciam passar pelo que ele passou, não só o pobre Alex. 

2º Violência e Realidade - O mundo retratado em Laranja mecânica é um mundo futurista, onde a ultra violência reina e é fortemente combatida pelos policiais, com cadeias entupidas, eles criam uma nova fórmula de controle, um controle total do governo em nossas mentes. 
 Me chame de Maluca se quiser, mas nós vivemos em um mundo muito violento, menos que  o deles, mas ainda sim, muito violento e a polícia agindo violentamente e essa questão de tentar controlar a mente das pessoas. PENSE E VEJA!

O quarto seria o Apanhador no Campo de Centeio que tem resenha aí do lado na parte superior, já o quinto é " A poesia completa de Alberto Caeiro"  que também tem resenha e não falarei aqui, para o post não ficar muito grande.


Vou contar para vocês o pior livro que li esse semestre. Sei que agora vou receber muitos "Haters"
 Pra mim o pior livro foi.... A fúria dos reis. Não me entenda mal, sou fã da série. 
 Sinto que esse livro foi projetado para ser série ou eu fui projetada para não ler livros detalhistas, desconfio que a primeira opção é mais certa. 
 No segundo livro, George R.R. Martin tira o ritmo de leitura, os mistérios, fica só aquele monte de falas, ás vezes nem entendo muito bem, por que do nada, um novo personagem surgem, algum que eu gostava some. A descrição minunciosa, na minha opinião, foi em momentos, muitas das vezes, desnecessários. Um exemplo que sempre dou. 
 Está ocorrendo uma guerra decisiva - Uma página, fim de capítulo.
Alguém penteando o cabelo - 3 capítulos inteiros e ainda tem uma nota especial na última página. 

 De qualquer maneira continuarei a assistir a série, provavelmente não terminarei de ler os livros, só vou deixar aqui porque eles são bonitos. Mas não me agradou mesmo. 

Por hoje é só isso tudo !
kkkkk Já é demais para vocês

BEIJOS!!
AMY XO


Um comentário :