Resenha Lolita - Vladmir Nabokov

Oláaa gente!

Hoje vim fazer a resenha de um livro que baseou um filme que adoro, conheçam Lolita.


Irreverente e refinado, este é um dos romances mais célebres de todos os tempos. É também uma aventura intelectual que não deixa ninguém indiferente, um relato apaixonado de uma sensualidade alucinada, uma autópsia implacável do modo de vida americano. De um lado, um homem de meia-idade, obsessivo e cínico. De outro, uma garota de doze anos, perversamente ingênua. A química se faz e dá origem a uma obra-prima da literatura do nosso século. 'Lolita' é chocante, desafia tabus, escandaliza. O livro foi incorporado ao imaginário coletivo da modernidade, e até o nome da personagem tornou-se um substantivo corrente, provas do alcance e da genialidade do autor

Edição: 1
Editora: Alfaguara
ISBN: 9788579620560
Ano: 2011
Páginas: 391
Tradutor: Sergio Flaksman







Nível de Spoiler:

(Spoilers muito discretos e necessários para continuidade da resenha.)





Lolita conta a história do professor de literatura Humbert Humbert que se por acidente hospeda-se na casa de uma senhora, mãe de uma menina muito atrevida. Humbert Humbert se apaixona por Dolores, que não facilita as suas tentativas de afastar-se. 

Antes de começar a ler Lolita saiba que o livro é visto pela visão de Humbert.
 No filme eu até gostei do Humbert, mas no livro descobrimos que Humbert não é um cara que se apaixonou por uma menina, ele tem essa tendência e já ficou com muitas outras " Ninfetas", como ele chama. Percebemos, até , um tom meio doentio, com suas descrições meticulosas de como uma ninfeta deveria agir, as estratégias de conquistá-la e tocá-la sem ser abusivo demais e chamar atenção, chegando ao ponto de dar remédios de sono para Lolita e sua mãe. Descobrimos, também, a possível fonte de toda essa obsessão por meninas de 12 - 14 anos, o seu único amor, na infância, que sumiu e um casamento fracassado.

Por outro lado podemos observar que Lolita também não é tão inocente, com suas roupas curtas, piscadas e provocações de várias maneira, a sexualidade de Lolita é muito viva para sua idade e isso piora toda a situação para Humbert. Mas, os comportamentos de Lolita me deixaram dúvida, por ser a visão de Humbert, ele pode ter aumentado tudo, no entanto os depoimentos da mãe de Lolita confirmam o que ele diz.

 O livro é dividido em duas partes e a partir da segunda parte ( se prestei atenção) Humbert parece estar em um julgamento de seus crimes. Se você espera de Lolita cenas eróticas ou qualquer coisa do tipo, como muita gente pensa, pode ir esquecendo! Lolita tem sim, partes do relacionamento dos dois, porém são muito poucas, até porque assim que o relacionamento realmente começou Lolita se tornou uma " diabinha" e infernizava muito Humbert.
 A narrativa ás vezes era lenta, mas acho que tais trechos exigiam isto. A mãe de Lolita é uma chata e o Humbert, ainda doentio, nos leva a entender um pouquinho o lado dele. O final é meio triste por um lado e meio esperado por outro. Imagino o efeito que este livro fez na época que foi lançado, o assunto é realmente muito polêmico.
 Gostei bastante da história, apesar de o início e algumas partes da primeira parte serem um pouco tediosas. Adoro a perspicácia de Lolita, ainda que errada, e adorei a forma como o autor desenvolveu a história, no início controlador,Humbert se torna o controlado de Lolita, quando tudo começa a dar errado. Por esses motivos, Lolita ganha:

Beijooos!
 AMY XO

Nenhum comentário :

Postar um comentário