Resenha Memórias de minhas putas tristes - Gabriel Gárcia Márquez.

Oláa!

Quanto tempo gente!

Hoje a resenha será sobre o livro de um autor que venho querendo conhecer faz um tempão. Encontrei a versão digital deste livro muito barata e o livro é tão curtinho que decidi conhecer Gabriel Gárcia Márquez por suas memórias de putas tristes.

Memória de minhas putas tristes"No ano que completei noventa anos, quis presentear-me com uma noite de amor louco com uma adolescente virgem". E é assim, sem rodeios, que Gabriel García Márquez nos apresenta a história deste velho jornalista que escolhe a luxúria para provar a si mesmo, e ao mundo, que está vivo. Primeira obra de ficção do autor colombiano em dez anos, "Memória de Minhas Putas Tristes" desfia as lembranças de vida desse inesquecível e solitário personagem em mais um vigoroso livro de Gabriel García Márquez. O leitor irá acompanhar as aventuras sexuais deste senhor, narrador dessas memórias, que vai viver cerca de "cem anos de solidão" embotado e embrutecido, escrevendo crônicas e resenhas maçantes para um jornal provinciano, dando aulas de gramática para alunos tão sem horizontes quanto ele, e, acima de tudo, perambulando de bordel em bordel, dormindo com mulheres descartáveis, até chegar, enfim, a esta inesperada e surpreendente história de amor. Escolhido o presente, ele segue para o prostíbulo de uma pitoresca cidade e ao ver a jovem de costas, completamente nua, sua vida muda imediatamente. Quando acorda ao lado da ainda pura ninfeta Delgadina, o personagem ganha a humanidade que lhe faltou enquanto fugia do amor como se tivesse atrás de si um dos generais que se revezaram no poder da mítica Colômbia de Gabriel García Márquez. Agora que a conheceu, ele se vê à beira da morte. Mas não pela idade, e sim por amor. Para uns, "Memória de Minhas Putas Tristes" trata-se de uma reflexão romanceada sobre o amor na terceira idade. Para outros, é um hino de louvor à vida e, por extensão, ao amor, já que um não existe sem o outro no imaginário do Prêmio Nobel de Literatura de 1982. Sempre sublime, Gabriel García Márquez presenteia-nos com esta jóia narrativa repleta de sabedoria, memória e bom humor, que confere ainda mais brilho à sua genialidade literária. 

Edição: 21     Editora: Record
ISBN: 9788501072658   Ano: 2009
Páginas: 127       Tradutor: Eric Nepomuceno


Memórias de minhas Putas tristes conta a história de um senhor  decide comemorar seu aniversário de noventa anos em uma noite de amor com uma adolescente virgem. Este idoso sempre viveu em bordéis, com centenas de mulheres e nunca se importou com amor, além de ser professor de gramática. 
 Naquela noite, ao chegar no prostíbulo, ele se depara com a pobre Delgadina completamente nua, ele tem um ato de humanidade que nunca lhe aconteceu, não tem coragem de tocá-la.
 O velho se apaixona por Delgadina e agora que está louco por ela, a menina sumiu e ele passa todo o livro a procurando. 

" Descobri que minha obsessão por cada coisa em seu lugar, cada assunto em seu tempo, cada palavra em seu estilo, não era prêmio merecido de uma mente em ordem, mas, pelo contrário, todo um sistema de simulação inventado por mim para ocultar a desordem da minha natureza. "
 O nome do livro inicialmente dá uma idéia de um "cinquenta tons de cinza" colombiano e confesso que quando comecei o livro fiquei com o pé atrás por isso, mas li. 

"Descobri que não sou disciplinado por virtude, e sim como reação contra a minha negligência; que pareço generoso para encobrir minha mesquinhez, que me faço passar por prudente quando na verdade sou desconfiado  e sempre penso o pior, que sou conciliador para não sucumbir às minha cóleras reprimidas, que sou pontual para que ninguém saiba como pouco me importa o tempo alheio".
 Logo no início do livro o velho começa a narrar suas aventuras amorosas e o livro já demonstra a melancolia marcante de Gabriel Gárcia Márquez e quando ele conhece Delgadina o charme do livro fica ainda mais forte. Gárcia Márquez mostra que nunca é tarde para amar, e como todos procuram um amor. 
Claro que em umas partes ficava meio lenta a narrativa, mas considerando que era uma história meio melancólica, a lentidão é comum. 

" È impossível não acabar sendo do jeito que os outros acreditam que você é. "

 No melhor estilo Gabriel Gárcia Márquez velhice e melancolia, memórias de minhas putas tristes conta como foram os quase " cem anos de solidão" com um toque cômico e romântico. 

"Ele e somente ele, o amor, nos faz humanos, como desde tempos imemoriais, a arte vem tentando provar. Seja nos boleros mais sentimentais, que ressoam nas paixões evocadas pelos grandes mestres da ficção, ou em obas-primas como esta. "

Altamente indicado, você não vai perder seu tempo. 



BEIJOOOS!
AMY XO.

2 comentários :

  1. Oie, tudo bom?
    Sou louca para ler Gabriel Gárcia Márquez porque muita gente fala bem do autor. Eu também fiz curso de espanhol e quero muito ler na língua original.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legaaal Aline, você não vai se arrepender, meu próximo livro dele também será em espanhol, quero ver como ele é original.
      Beijoos!

      Excluir