Resenha Édipo Rei - Sófocles.

Olá gente !!

Estou tentando voltar, quem faz faculdade sabe a loucura que é. Por isso também que não tive tempo de ler livros " comuns", mas tenho lido muitos livros clássicos e acadêmicos.
 Para não deixá-los sem postagem, o que já aconteceu mas ok, hoje resenharei Édipo Rei, de Sófocles, uma das maiores tragédias escritas até hoje.


Édipo Rei


Minha edição não é LPM! 
Edição: 1
Editora: Perspectiva
ISBN: 9788527302630
Ano: 2001
Páginas: 185
Tradutor: Trajano Vieira
















Édipo Rei conta a história, de Édipo, menino que supostamente não tem sangue real e assumiu o trono de Tebas junto com sua esposa Jocasta. Édipo possui uma profecia que o amedronta, matará o pai e dormirá com a sua mãe.
 Um dia a morte do rei Laio é anunciada e chamada de miasma da cidade de Tebas, começa-se então um inquérito para descobrir quem foi o assassino que causou tamanha desgraça para a cidade.
  Desde o início já fica muito claro que quem matou Laio foi Édipo, ( isto não é spoiler! haha)  porém ele não admite e acusa Tirésias, o adivinho, de tal assassinato. Esta característica é muito marcante em todo o enredo, a fuga do destino, o desrespeito da vontade dos deuses por sentir-se superior, devido tamanha arrogância de Édipo tudo começa a piorar para ele. 
 O enredo de Édipo rei também possui grande presença da cultura grega da época, com algumas expressões em grego ( calme, não será problemas), o livro apresenta a todo tempo opostos, com Jocasta controlando Édipo e ele querendo seguir, Édipo reconstruindo as cenas do assassinato. Todas as informações são dadas gradualmente até um ápice onde Édipo é revelado para seu terrível destino. 
 Não comentarei sobre a escrita afinal é Sófocles, não tenho o que comentar. A escrita é bem mais simples que de outras tragédias, mas no inicio pode ser um pouco complicada até adaptar-se, quanto mais quando não se tem costume de ler literatura clássica, como eu. Depois que se pega o ritmo e se envolve com a história. você não vai mais querer largar, ainda que tudo esteja esclarecido no inicio, o desejo de descobrir qual o destino de Édipo e como o inquérito se seguirá é muito grande, além dos personagens polêmicos que do nada jogam tudo na cara dele . 
 Este foi provavelmente o melhor livro do semestre até agora e recomendo. 

 Estou fazendo um pequeno trabalho sobre Édipo, vou postá-lo aqui se lhes interessarem. Tentarei postar pelo menos um resumo para ajudar na escola ou aos interessados no assunto.

 Já tem um vídeo de " O oceano no fim do caminho" pronto, porém ainda preciso editá-lo por isso não sei quando postarei. 


BEIJOOOS!

AMY XO ( I'm back... almost)

Um comentário :