Dica - Livros da literatura francesa #1

Oi tudo bem??

Vocês devem saber que sou uma grande fã da cultura francesa em geral mas principalmente da literatura. Hoje vou indicar 5 livros, não tão desconhecidos, que eu adoro.

5- Madame Bovary - Gustave Flaubert.


Madame Bovary é considerada uma grande obra francesa e gerou muito polêmica quando foi lançada. Este livro fala sobre uma mulher ambiciosa, a sua maneira, e meio chata na minha opinião. Ela nunca está satisfeita com o que tem ainda que seu marido seja muito bom com ela e sua filha um fofa, ela sempre o trai ou quer comprar coisas novas ou o humilha. Eu terminei o livro pensando  " You Bitc*" mas a intenção do livro era causar efeito por isso adorei madame Bovary por odiar a Madame Bovary, se é que vocês me entendem. 

4- O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas. 

O Conde de Monte Cristo é considerada a maior obra de Dumas junto com os três mosqueteiros. Ele conta a história de  um marinheiro que foi preso injustamente. Lá, conhece um clérigo de quem fica amigo. Quando o clérigo morre, ele escapa da prisão e toma posse de uma misteriosa fortuna. O marinheiro, agora em condições financeiras, pode vingar-se daqueles que o levaram à vida de prisioneiro. Essa história inspirou muitas séries e filmes, a mais recente é Revenge, que está fazendo muito sucesso com a sua vingança. 

3- O pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
O que falar de O pequeno príncipe. Este livro é uma fofura de lindo além de ter vários valores e críticas sub entendidos nas situações da história. Ele fala de um piloto de avião que para em um deserto e lá ele conhece um menininho muito misterioso que o pede um desenho sem se importar de como ele está bem desenhado, então acompanhamos as aventuras deste menininho pelo universo. 

2- O corcunda de Notre Dame - Victor Hugo
As obras do Victor Hugo sempre tem um impacto muito positivo- negativo sobre mim, deixa eu explicar. Positivo porque me encantam de tal maneira que quando leio algo dele fica dificil ler outro autor e negativo por me fazer chorar rios, pensar e sentir uma pena infinita dos personagens. Em Corcunda de Notre Dame não foi diferente, nunca tive coragem de assistir os filmes ( muito mal o da Disney) porque chorava muito, sinto muita pena de tudo que o Corcunda passou sendo tão bom de coração . Corcunda é Quasimodo, um bebê abandonado no campanário da igreja de Notre Dame quando o ministro da justiça vê sua deformação, vinte anos depois Corcunda se apaixona por uma cigana que entra na igreja com o mesmo problema de sua mãe. 

1- Os Miseráveis - Victor Hugo
 
Outro livro de partir o coração por causa do querido Jean-Valjean.  Os miseráveis é considerado a maior obra da literatura francesa e não é para menos, este livro já foi reproduzido várias vezes em filmes e séries e outros livros e lido por quase todo mundo na escola, tamanha genialidade de tal obra, realidade e sentimento merecia este reconhecimento. 
Os Miseráveis conta várias histórias mas o personagem Jean-Valjean está ligado á todas elas, ele roubou um pão para sua irmã e ficou anos preso. Após fugir da prisão ele se torna prefeito da cidade, ajuda Fantine e começa a cuidar de sua filha porém sempre é perseguido por Javert. 

Espero que tenham gostado. Já leu algum destes livros ou ama algum? Nos conte. 

Beijos! AMY



2 comentários :

  1. Cara, também sou fascinada pela cultura francesa. Eu prefiro o cinema delas, mas também acho a literatura incrível. Todos os livros que você citou são ótimos, claro (com exceção de O Corcunda, que eu nunca li), e meu favorito (e acho que do resto do mundo) é Os Miseráveis. Sobre o Conde de Monte Cristo, também é um "achado" de Dumas, mas eu ainda prefiro 1001 Fantasmas, uma novelinha de terror que ele escreveu. Acho que os franceses têm essa habilidade de formar uma crítica muito lúcida sobre tudo e ao mesmo tempo emocionar da forma mais piegas que há.

    https://queridos-sapiens.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço o 1001 fantasmas. Vou pesquisar. Não sou o que mais gosto, amo o cinema. Tem alguma dica de filme?

      Excluir