Resenha - 1984 George Orwell

Olá gente!

É com muita alegria que venho resenhar esta obra prima para vocês.

1984

"1984" não é apenas mais um livro sobre política, mas uma metáfora do mundo que estamos inexoravelmente construindo. Invasão de privacidade, avanços tecnológicos que propiciam o controle total dos indivíduos, destruição ou manipulação da memória histórica dos povos e guerras para assegurar a paz já fazem parte da realidade. Se essa realidade caminhar para o cenário antevisto em 1984 , o indivíduo não terá qualquer defesa. Aí reside a importância de se ler Orwell, porque seus escritos são capazes de alertar as gerações presentes e futuras do perigo que correm e de mobilizá-las pela humanização do mundo.                                       

Edição: 4
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9788535914849
Ano: 2009
Páginas: 416
Tradutor: Alexandre Hubner, Heloisa Jahn





Para começar eu gostaria de dizer o quão surpreendida eu fiquei com a facilidade que George Orwell tem de "prever o futuro". A cada página que eu lia , eu me sentia mas dentro daquele universo , porque é simplesmente o que nós vivemos e o futuro que ,acredito eu, teremos.
 Não vou poder resenhar muito esse livro , pelo simples fato de que quando eu gosto de um livro não sei descrevê-lo , por isso vou por muitos quotes do mesmo.

Eu adoro política e 1984 fala de política de uma forma muito forte e realista. O livro mostra como um governo totalitário faz de tudo para reprimir quem tem aversão a ele.
 O livro conta a história de Winston , um funcionário do Ministério da verdade da Oceania ( local onde toda a história se passa). Winston é um homem revoltado com todo totalitarismo do partido e como as pessoas se rendem a ele. A ideologia do partido é o socing ( socialismo), onde você é vigiado todo tempo pelo Big Brother , seus atos são vigiados , até mesmo seu pensamentos são escutados. Smith trabalha no Ministério da verdade , lugar onde as informações que foram a público são tratadas. Por exemplo se o grande irmão disser que vai começar a guerra amanhã e a guerra não começar , toda fonte que divulgou essa informação é tirada de circulação é incinerada e o povo tem de se esquecer de tudo que foi dito , se não eles não incriminados por pensamento herege e são apreendidos por afronta ao grande irmão.
 Todos os dias toda a cidade deve parar suas tarefas por dois minutos , na conhecida como dois minutos de ódio, onde todos se reúnem para atacar o traidor Goldstein e adorar o Grande irmão. Winston mesmo sendo casado, começa a se interessar por sua colega de trabalho Júlia e isso o leva a decadência. Em um ambiente onde sexo só é permitido para procriação , qualquer pensamento romântico é considerado crime. 
É durante um desses encontros com Júlia que a vida de Winston começa a ser destruída e a prova da crueldade do estado é revelada.
 Nessa obra fica clara a inspiração de Orwell em Hitler , stalin para criação do Grande irmão e dos atos do estado.
 O estado utilizava a manipulação da língua para manipular os cidadãos . O idioma Novafala era cada dia mas reduzido para diminuir as possibilidades de expressar-se. Uma das palavras mas utilizadas em novafala é o duplipensamento que corresponde a um conceito segundo o qual é possível ao indivíduo conviver simultaneamente com duas crenças  opostas e aceitar ambas. Exemplos de duplipensamento são os nomes dos Ministérios. Ministério da verdades , retificava notícias verdadeiras , criando assim mentiras; Ministério do amor , fazia as pessoas sofrerem; Ministério da Paz , planejava as guerras.
 Para mim a melhor parte do livro foi quando o Winston começou a ler um livro sobre o que se passa no estado e quando as teorias de guerra começam a ser expostas onde Orwell diz que o objectivo da guerra não é vencer o inimigo nem lutar por uma causa. O objetivo da guerra é manter o poder das classes altas, limitando o acesso à educação, à cultura e aos bens materiais das classes baixas. A guerra serve para destruir os bens materiais produzidos pelos pobres e para impedir que eles acumulem cultura e riqueza e se tornem uma ameaça aos poderosos. Assim, um dos lemas do Partido, "guerra é paz", é explicado no livro de Emmanuel Goldstein: "Uma paz verdadeiramente permanente seria o mesmo que a guerra permanente".
Enfim só lendo para compreender , é um livro complexo , que é preciso gostar ou ter uma consiência politica desalienada para entender. Eu achei incrivelmente surpreendente não me vêm uma palavra em novafala nem em português para descrever tamanha obra prima.
É por tudo isso que 1984 ganhou 5 estrelinhas.


Curiosidades:


  •  O termo "Orwelliano" surgiu para se referir a qualquer reminiscência do regime ficcional do livro. O romance é geralmente considerado como a maior obra de Orwell.
  • O reality brasileiro " Big Brother " teve teoria fundamentada no livro de George Orwell, o grande irmão , onde tudo é controlado e observado 24 horas por dia
  • A história V de Vingança,  de autoria de Alan Moore e desenhada por David Lloyd, tem clara inspiração no romance 1984, uma vez que também trata de uma sociedade distópica na Inglaterra do futuro.A estética utilizada, bem como alguns aspectos do próprio governo, em muito se assemelham às descrições de Orwell. O personagem "V" apresenta ideais românticos e anárquicos, próximos aos desejos de Winston.
Vou postar umas coisinhas sobre esse livro em um outro post queridos.

Beijos Beijos pessoas dupliplusboas.
Amy Xo. 
.







Nenhum comentário :

Postar um comentário