Resenha Cilada- Harlan Coben


CiladaHaley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios. Harlan Coben mais uma vez deixa o leitor sem ar. Cilada fala de culpa, luto e perdão em uma trama repleta de reviravoltas surpreendentes. Nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página.
Título original : Caught
Edição: 1                         Editora: Arqueiro
ISBN: 9788599296936      Ano: 2010
Páginas: 272                   Tradutor: Marcelo Mendes




À alguns meses atrás eu li “ Desaparecido para sempre” e perdidos pelo Google vi várias pessoas dizendo que “ Cilada” era o melhor livro do Harlan Coben, como o livro já estava na lista, adiantei ele na fila.

“Cilada” começa com Dan Mercer, um cara comum recebe a ligação de Chynna que parece apavorada e ele vai a casa dela. Chegando lá Dan é pego pela jornalista Wendy Tynes (que se tornará a protagonista) famosa pelo seu programa de televisão que tem o objetivo de pegar pedófilos no flagra. Depois de muita acusação por parte de Wendy, que eu detestei no início, acaba o julgamento e ela vê um cara estranho do lado de fora, esse cara é Ed Grayson, após conhecê-lo tudo começa a andar. Simultaneamente á toda essa confusão, Haley Mcwaid, aluna brilhante com uma vida toda programada e aparentemente perfeita, some no meio da noite e as buscas pelo corpo apontam todas para uma única direção.

 Dan Mercer liga para Wendy e combina de encontra-la em um trailer, depois de muita conversa, um cara invade o trailer e atira em Dan Mercer, Wendy Tynes foge e chama a polícia. Enquanto isso é descoberto pela polícia o Iphone de Haley no quarto de hotel onde Dan estaria hospedado.
  Quando os dois casos se cruzam, a intuição de Wendy começa a desconfiar da culpa de Dan e ela começa a se sentir culpada pela morte de alguém inocente. Wendy decide pesquisar o passado de Dan e descobre que todos os seus colegas de faculdade sofreram coisas que não foi culpa deles e estão pagando por ela até hoje , o único homem que Wendy conseguiu falar logo de cara foi com Phil. Phil participava de um clube chamado Clube dos pais, formados por homens que estavam desempregados, ele havia sido culpado por um rombo de milhões de dólares da empresa onde trabalhava. Com a ajuda de um policial e seu filho com suas mentes perspicazes, Wendy vai a fundo nesse caso e descobre que nem tudo é o que parece ser.
 Na capa do livro diz “... tudo pode ser desfeito até a última página” e isso é pura verdade, tudo começa meio lenta mas do meio para o final se torna cada vez melhor.

 Depois de muita coisa se revelando eu pensei que já sabia quem era o assassino e o cara que estava ferrando todo mundo, foi quando o Harlan me pegou de jeito. Quando eu li quem tinha sido o assassino meu queixo caiu e eu fiquei muito tempo digerindo aquilo e pensando “Como sou burra, tão fácil” talvez você adivinhe antes, mas eu duvido. Então eu já sem muitas esperanças de adivinhar li quem estava ferrando todo mundo e pior que nem passava pela minha cabeça mesmo e eu tive que parar por mais uns instantes. E a última página então? Fiquei tão feliz em lê-la.

Resumo da história, Wendy Tynes é incrível no final das contas, do nada eu adorei Dan Mercer e todos os outros personagens são uns bobões, tapados. : D
Se hoje eu fosse ler um livro do Harlan, leria com certeza Cilada. Se você gosta de suspense e investigações, Cilada é a história perfeita , você não sabe o quanto vai vibrar e xingar com Wendy Tynes e companhia. Concerteza um dos melhores livros de investigação desse ano.

Beijos!
Amy


Nenhum comentário :

Postar um comentário