A literatura Africana em três autores

Oláa!!

 A literatura Africana vem ganhando destaque cada vez mais no mercado internacional, então vale a pena conhecer um pouco melhor os escritores deste continente que tem presença tão forte na história do Brasil.

 Mia Couto 
Mia Couto. Foto: Divulgação

Eu adoro o Mia e passei algumas boas horas na fila da Bienal do Rio para conseguir um autógrafo, coisa que não aconteceu porque um dos meus amigos passou mal do nada. Mas tirando toda essa desgraça, eu comprei o livro e vi que a fila estava enorme, li e adorei.
 Mia é moçambicano e foi o primeiro Africano a ganhar o prêmio de União das Literaturas Românticas. 
 Sua narrativa é considerada como realismo fantástico pela utilização de situações figuradas, referências aos mitos e lendas do folclore de seu país. Por esse tipo de narrativa, Mia é comparado com Gabriel Garcia Márquez, Guimarães Rosa e Jorge Amado. Normalmente suas obras tratam de assuntos relacionados a identidade do povo africano, o conflito entre a imposição dos valores coloniais e os valores tradicionais, reprimidos, que se preservaram, refletindo, através disto, o meio de viver e pensar do povo negro moçambicano.  
 Seus livros mais famosos são " Terra sonâmbula" e " Antes de nascer o mundo". 
Terra Sonâmbula

Pepetela
Pepetela. Foto: Divulgação
Pepetela é Angolano, e provavelmente um dos autores africanos mais conhecidos atualmente. Ele foi militante do Movimento Popular para a Libertação a favor da independência angolana e também foi o vencendor de um dos mais importantes prêmios da literatura mundial, pelo conjunto da obra, Prêmio Camões. 
 Seus livros são muito ligados á política, uma vez que trata da independência da Angola. Mostram as dúvidas e angústias da consequência das guerras civis e da independência, além de abordar também a identidade do seu país, rico porém que sofre muito com a pobreza deixada pelos de guerra civil .
 O livro mais famoso e indicado de Pepetela é a " Parábola do Cágado Velho" que tem sua história construída a partir de um mito angolano. 

José Eduardo Agualusa
 Não tem muito o que falar de Agualusa, que está em grande destaque no Brasil após o lançamento de seu livro "Teoria geral do esquecimento". Ficaremos com esse definição que ele deu de si mesmo em uma entrevista. "Quem eu sou não ocupa muitas palavras: angolano em viagem, quase sem raça. Gosto do mar, de um céu em fogo ao fim da tarde. Nasci nas terras altas. Quero morrer em Benguela, como alternativa pode ser Olinda, no Nordeste do Brasil." 

Com quase 20 livros lançados, onde utiliza linguagem poética e a fantasia para contar temas fortes sobre a realidade angolana. O mais conhecido e o atual é o já citado " Teoria geral do esquecimento"Teoria Geral do Esquecimento

Existem muitos outros, esses são os mais conhecidos. 
 Vocês já leram? Se interessa pela cultura africana?

Beijos!!
AMY XO 

Nenhum comentário :

Postar um comentário