Resenha Como eu era antes de você - Jojo Moyes

Oláa!!

A resenha desta vez é do livro " Como eu era antes de você" que me enganou totalmente por causa da capa e do nome. Comecei a ler este livro achando que seria uma história super romântica de um causa que acabou de terminar ou algo bem parecido, mas é bem diferente.

Como Eu Era Antes de VocêAos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Edição: 1
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573299
Ano: 2013
Páginas: 320



Em " Como eu era antes de você" conhecemos Louisa Clark, uma jovem de 26 anos, de uma família pobre que namora Patrick, um corredor de triatlo e personal trainner, por 6 anos. Um dia Louisa chega em casa mais cedo e se vê obrigada a contar para família que o café em que ela trabalhava fechou e junto com ele se foi seu emprego que sustentava grande parte da renda familiar. Sem estudos ou experiência, seu namorado a incentiva a procurar emprego e durante esta procura, ela encontra o emprego de cuidadora de um tetraplégico, com ótimo salário e perto da casa dela. Apesar de temerosa Louisa aceita e quando chega lá conhece o mal humorado Will.
 Will sofreu um acidente e se tornou tetraplégico, desde então, ele vive dentro de casa, não conversa muito, não tem amigos e adora irritar e contrair as pessoas que cuidam dele. Por essas características, Louisa pensa em desistir logo no primeiro dia, mas quando expressa essa vontade para sua irmã, Treena, ela conta que vai voltar para a faculdade e parar de trabalhar e pede para que Louisa fique no emprego. 
 Agora com a responsabilidade de sustentar, praticamente sozinha, sua família e evitar que o que ela ouviu pela casa se concretize, Louisa se aproxima de Will e decide fazê-lo querer viver novamente. Devido aos esforços de Louisa um grande sentimento surge entre eles e acontecem coisas que mudam as vidas e personalidades dos dois.

Alguns erros... apenas têm consequências maiores que outros. Mas você não precisa deixar que aquela noite seja aquilo que defina quem você é. "

 Como eu era antes de você me surpreendeu de várias maneiras positivas, com personagens cativantes, uma história nada clichê, momentos bonitos, lições de vida e um final que me fez chorar rios. A narrativa é em primeira pessoa, Louisa narra, e de vez em quando outro personagem próximo de Will narra um capítulo e as personalidades são tão diferentes que dá para sentirmos que não é a Lou. Apesar de ela ser a personagem principal, percebemos que no decorrer do livro Will se torna o centro de tudo e é interessante conhecer pelos olhos do deficiente e de quem convive com ele as dificuldades do dia-a-dia, a parte psicológica como fica arrasada após o acidente e como, mesmo assim, o mundo continua girando e quem era melhor amigo, namorada ou muito próximo do acidentado continua a viver, as vezes nunca mais aparece e as vezes aparece com uma notícia ruim. 
 A visão que a autora criou da deficiência e a maneira como tudo vai melhorando até um final que dá para adivinhar mas que não queremos aceitar é muito bom. Eu recomendo este livro para todos que gostam de um bom sick-lit ( acho que este livro se encaixa bem nesta categoria) ou uma história diferente. Adorei a escrita, adorei tudo. 

Beijos!
Amy xo

Nenhum comentário :

Postar um comentário