Resenha... Madame Bovary - Gustave Flaubert




Personalidade literária de Flaubert, dotada de agudo senso crítico que o distanciou do exaltado gosto romântico da época, levou-o a tornar-se um dos maiores prosadores da França no século XIX. O romance "Madame Bovary" é a sua obra-prima. Baseado em fatos da vida real, o livro, que Flaubert levou cinco anos para escrever, causou forte impacto, a ponto de gerar o processo no qual o autor escapou de ser condenado à prisão, graças à habilidade da defesa, que transformou a acusação de imoralidade na proclamação das intenções morais e religiosas do autor. Nem moral, nem imoral, a narrativa é uma devastadora crítica das convenções burguesas do seu tempo.


Edição: 1

Editora: Saraiva de Bolso
ISBN: 9788520925928
Ano: 2011
Páginas: 368
Tradutor: Sérgio Duarte



Olá gente!


Estou aqui de novo para mais uma resenha de um clássico,dessa vez Francês, Madame Bovary.


No início eu fiquei meio confusa , porque eu achei que a história ia começar direto com a Madame , só que na verdade começou com a história de um menino.

Madame Bovary é Emma . Emma é uma moça do campo , um tanto ambiciosa e leitora voraz desde pequena. O problema é que Emma acha que o que está escrito nos livros acontece e quando conhece Charles , médico que havia acabado de perder a esposa , casa-se e vai viver com ele. Emma vive cheia de luxos e coisinhas de rico , Charles prefere uma vida mais simples.
 Após o casamento Emma começa a se queixar de Charles que mesmo não conseguindo entender e dar valor as coisas que Emma pensa ser importante, tenta agradá-la, na minha opinião Charles é um fofo tentando fazer tudo que ela precisa mais isso o torna entediante.
 Emma , safadénhaaaaa toda vida , infeliz com o que tem começa a buscar em outros homens o que não tinha com o seu marido. Ela arranja um primeiro amante que a abandona e mesmo com o nascimento de sua filha, ela não para por aí não!
 Emma começa a entrar em depressão por não conseguir vivenciar o que ela sonhou e ficar fresca que só ela . Charles sempre legal e idiota  faz de tudo para agradá-la , gasta rios de dinheiro e nada da mulher ficar feliz. Juro que na metade do livro eu queria que o Charles chutasse o traseiro de Emma e fosse ser feliz, mais fazer o que, ele era louco por ela.
Apartir da segunda parte do livro , a história fica mais animada com todas as situações do doutor, as viagens, a cena no teatro que me envolveu bastante; de contra partida, Emma se torna uma chata, exigente que muda de amante como se muda de roupa, não se importa com a filha, eu fiquei revoltada quando ela empurrou a filha dela e acabou machucando a criança.
 O final não é o mais surpreendente do mundo , mais digamos , que é surpreendente o suficiente para não acreditar nele.

O livro tem poucos diálogos , por isso vai parecer arrastado para os leitores de um livro só , mais para quem entende e se envolve , a história tem um fluxo bem legal e se você se concentrar dá para se sentir na França . Eu odeio a Emma, mas gostei do livro , gostei do farmacêutico e dos foras que a Emma dava na senhora Bovary e vice versa haha '.
 Alguns vão dizer que não tem nada a ver , mais eu achei que a história de Madame Bovary bem estilo , o do vizinho é melhor que o meu . Ela nunca se contentava com o que tinha , antes de casar-se achava Charles perfeito , depois Lion ela o abandonou e assim sucessivamente. Outra coisa que eu achei bem característico foi a ambição que as pessoas do campo tem de se equiparar aos habitantes da cidade , principalmente durante o século XIX , que toda moda lançada em Paris era seguida pelas Senhoras de classe média. Emma tinha esse desejo, de ir morar em Paris , se vestir como tal.
 Uma coisa que eu achei bem legal foi quando Charles foi fazer uma cirurgia para a correção do pé de um senhor , a euforia que aquilo causou , que sairia em jornais , que ele ficaria famoso por uma coisa que hoje acontece a toda hora.
 Penso que Madame Bovary é o retrato de muitas mulheres que vivem com seu marido e familia, simplesmente para ser " certinha" e não vive seus sonhos e suas fantasias, acabam entrando em depressão e buscando a solução no adultério. A ambição existe hoje também de seguir a moda das grandes capitais , de ter o mais moderno , de sufocar-se para pagar as dividas. Madame Bovary enfim, é uma história que se aplica ao nosso dia-a-dia, interessante, não é a melhor que eu já li , mas em uma escala de 0 -10, merece no mínimo um 8,5.


  • "O que pode ser mais agradável do que ficar á noite junto ao fogo com um livro enquanto o vento faz bater nas janelas e a lâmpada arde..."
  • "As obras que não nos tocam o coração, afastam-se , ao que me parece, do verdadeiro sentido da arte. É tão bom, entre os desencantos da vida, podermo-nos transportar em sonhos aos caracteres nobres, as feições puras e visões de felicidade ."
  • "... e não me refiro, senhores, a essa inteligência superficial, ornamento vão dos cérebros indolentes, mas antes a essa inteligência profunda e moderada, que existe em todos os que procuram os objetivos úteis, contribuindo assim para o bem de cada um, para o progresso comum e para a manutenção do Estado, fruto do respeito ás leis e de prática dos deveres... " 
  • Nos dias de muito calor       sonhavam as moças com o amor .
É isso gente , espero que tenham gostado. Dê sua opinião , já leu? vai ler? concorda comigo? isso é muito importante. Beijos Beijos até a próxima , fuiii...


Amy Xo

Nenhum comentário :

Postar um comentário