Caixinha de sentimentos especial : Espumas flutuantes

Olá gente!

Como eu já comentei no meu último vídeo , eu li espumas flutuantes. Nunca fui fã de poemas, nunca entendi os significados , senti algo talvez tenha sido as palavras diferentes que encontrei neles.
 Com o quadro "Caixinha de sentimentos" aqui do blog, eu andei conhecendo poemas tão bonitinhos e quando fui arrumar minha estante encontrei o "espumas flutuantes" perdido lá , e me animei para ler.
 Eu simplesmente adorei a forma como Castro Alves escreve. Não é um livro que bate somente no romance ou no nacionalismo , é um livro que abrange todos os assuntos ,morte , amor , política e o melhor é que no fim do livro vem a explicação sobre a maneira de escrever do autor.

 Vamos conhecer algumas estrofes de uns poeminhas favoritos meus aqui :


  • O livro e a américa
Talhado para as grandezas
Para crescer, criar , subir
O novo mundo nos músculos 
sempre a seiva do porvir
-estatuário dos colossos-
Cansados doutros esboços
Disse um dia Jeová:
" Vai, Colombo abre a cortina 
da minha velha oficina 
tira a América de lá"

Filho do século das luzes!
Filhos da Grande nação!
Quando ante Deus vos mostrardes,
Tereis um livro na mão:
O livro - esse audaz guerreiro
Que conquista o mundo inteiro
Sem nunca ter Waterloo...
Eólo de pensamentos ,
Que abrira  agurta dos ventos
Donde a igualdade voou!...
   
Por isso na impaciência
Desta sede de saber,
Como as aves do deserto
As almas buscam beber...
Oh! Bendito o que semeia
Livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É germe — que faz a palma,
É chuva — que faz o mar...

  •                            Canção do Boêmio

Que noite fria! Na deserta rua
tremem de medo os lampiões sombrios.
Densa garoa faz fumar a lua,
ladram de tédio vinte cães vadios.

Nini formosa! Por que assim fugiste?
Embalde o tempo à tua espera conto.
Não vês, não vês?... Meu coração é triste,
como um calouro quando leva ponto.

A passos largos eu percorro a sala,
fumo um cigarro que filei na escola...
Tudo no quarto de Nini me fala,
embalde fumo... tudo aqui me amola.

Diz-me o relógio, cinicando a um canto:
— Onde está ela que não veio ainda? -
Diz-me a poltrona: por que tardas tanto?
Quero aquecer-te, rapariga linda.

Em vão a luz da crepitante vela
de Hugo clareia uma canção ardente;
tens um idílio — em tua fronte bela...
um ditirambo — no teu seio quente...

Pego o compêndio... inspiração sublime!
Pra adormecer... inquietações tamanhas...
Violei à noite o domicílio, ó crime!,
onde dormia uma nação... de aranhas...

Morrer de frio quando o peito é brasa. . .
quando a paixão no coração se aninha?!
Vós, todos, todos, que dormis em casa,
dizei se há dor que se compare à minha!...


Nini! o horror deste sofrer pungente
só teu sorriso neste mundo acalma...
Vem aquecer-me em teu olhar ardente...
Nini! Tu és o cachenê dest'alma.

Deus do Boêmio! São da mesma raça
as andorinhas e o meu anjo louro...
Fogem de mim se a primavera passa,
se já nos campos não há flores de ouro...

E tu fugiste, pressentindo o inverno,
mensal inverno do viver boêmio...
Sem te lembrar que por um riso terno
mesmo eu tomara a primavera a prêmio...

No entanto ainda do Xerez fogoso
duas garrafas guardo ali... Que minas!
Além, de um lado, o violão saudoso
guarda no seio inspirações divinas...

Se tu viesses... de meus lábios tristes
rompera o canto... Que esperança inglória!...
Ela esqueceu o que jurar-lhes vistes,
ó Paulicéia, ó Ponte Grande, ó Glória!...

Batem!... Que vejo! Ei-la afinal comigo...
Foram-se as trevas... fabricou-se a luz...
Nini! Pequei... dá-me exemplar castigo!
Sejam teus braços... do martírio a cruz.                                                                                   

Agora vou postar umas frases bonitinhas que tem no inicio de cada poema.

A imaginação, com o vôo ousado, aspira a princípio á eternidade,,, Depois um pequeno espaço basta em breve para os destroços de nossas esperanças iludidas!...  (goethe)

Pemsava em ti nas horas de tristeza
Quando estes versos pálidos compus, cervavam-me planícies sem beleza
Pensava me na fronte um céu sem luz.

Ergue este ramo solto no caminho
Sei que em teu seio asilo encontrará
Só tu conheces o secreto espinho
Que dentro d'alma me pungindo está.
(Fagundes Varela)


Bem, esse foi o " Caixinha de sentimentos " especial , espero que tenham gostado , comentem .

Beijos !!!!!!!!

AMY XO



Nenhum comentário :

Postar um comentário