A obra de... Oscar Wilde

Olá queridos leitores!

Hoje iremos falar sobre um escritor que é puro requinte, escritor de Retrato de Dorian Gray, nos faz voltar ao século 20 com todo aquele luxo. Vocês já sabem de quem eu estou falando - até porque está no título - Oscar Wilde.



Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde, até o nome do cara é chique nasceu em Dublin no dia 16 de outubro de 1854 e morreu em Paris no dia 30 de Novembro de 1900. Apesar de muitos acharem que ele é americano, Oscar foi um escritor Irlandês, ele tentou várias formas de escrita e acabou se tornando um dos dramaturgos mais populares de Londres.

 Wilde estudou por um tempo em Oxford, com uma bolsa, e ao sair da faculdade foi morar em Londres. Com uma vida social bem agitada, começou a fazer extravagâncias.


Foi convidado para ir aos Estados a fim de dar uma série de palestras sobre o esteticismo, ou dandismo, fundado por ele, que defendia, a partir de fundamentos históricos, o belo como antídoto para os horrores da sociedade industrial. Em 1833 Oscar abandona o esteticismo e entra para o mundo literário Parisiense. Ao voltas para Inglaterra se casa com Costance Lloyd e vai morar em Chelsea, tem dois filhos, Cyril e Vyvyan. O melhor período intelectual de Oscar Wilde é o que vai de 1887 a 1895.
Oscar começou a publicar uma séria de histórias que se tornaram clássicos da dramaturgia britânica : O leque de Lady Windermere, Uma mulher sem importância, Um marido ideal e a A importância de ser Prudente.
 Publicou também alguns contos como O príncipe feliz, O rouxinol e a rosa e O crime de Lord Artur Saville.
E por fim seu único e um dos mais famosos romances O retrato de Dorian Gray.
 Oscar Wilde foi um dos principais criadores do filme e drama e de ação.
Em 1895, depois de 3 julgamentos, foi condenado a dois anos de prisão, com trabalhos forçados por " cometer atos imorais com diversos rapazes"
Após escrever uma denúncia contra Lorde Alfred Douglas ( Bosie) no livro De Profundis o acusando de te-lo arruinado. O pai de Bosie, Marquês de Queensberry, levou Oscar ao tribunal .
 A imaginação de amor, a beleza e a arte ajudaram Oscar a sobreviver ás terríveis condições da prisão e após ser condenado sia vida mudou, nos cárcere ele viu serem consumidas sua saúde e reputação. No presídio Wilde ainda escreveu " A alma do homem sob o Socialismo" e " A balada do cárcere de Reading"
 Depois de 2 anos preso, em 1897, Oscar foi liberado e poucos amigos o esperavam, dentre eles Robert Ross.
 Foi morar em Paris sob o pseudônimo de Sebastian Melmoth, usando roupas mais simples e morando em um lugar humilde, diminui sua produção literária.
  Oscar era Homossexual e defindia o amor que não ousa dizer o nome.
 Oscar Wilde morreu de meningite ( agravada pelo álcool e pela sífilis) no dia 30 de Novembro de 1900.
Em seu leito de morte Oscar Wilde foi aceito pela Igreja Católica Romana e Robert Ross, em sua carta para More Adey (datada de 14 de Dezembro de 1900), disse: Ele estava consciente de que havia pessoas presentes, e levantou sua mão quando pedi, mostrando entendimento. Ele apertou nossas mãos. Eu então fui enviado em busca de um padre, e depois de grande dificuldade encontrei o Padre Cuthbert Dunne, que foi comigo e administrou o Batismo e a Extrema Unção - Oscar não pode tomar a Eucaristia.
Wilde foi enterrado no Cemitério de Bagneux fora de Paris, porém mais tarde foi movido para o Cemitério de Pére Lachaise em Paris. Sua tumba em Père Lachaise foi feita pelo escultor Sir Jacob Epstein, à requisição de Robert Ross, que também pediu um pequeno compartimento para seus próprios restos. Seus restos foram transferidos para a tumba em 1950.


 Entre grandes frases baseada em sarcasmo, sua obras mais conhecidas são " O retrato de Dorian Gray" " O fantasma de Canterville" " O filho da estrela" poemas como " Rosa Mystica" e "Flores de ouro".

O retrato de Dorian Gray

Primeira publicação, em uma revista.
Sinopse:

 O romance, de forte influência estética, conta a história fictícia de um homem jovem chamado Dorian Gray na Inglaterra aristocrática e hedonista do século XIX, que torna-se modelo para uma pintura do artista Basil Hallward. Dorian tornou-se não apenas modelo de Basil pela sua beleza física , mas também tornou-se uma fonte de inspiração para outras obras e, implicitamente no texto, uma paixão platônica por parte do pintor. Mas o seu retrato, que Basil não quer expôr por ter colocado "muito de mim mesmo", foi sua grande obra-prima.
Lord Henry Wotton, um aristocrata cínico e hedonista típico da época e grande amigo de Basil, conhece Dorian e o seduz para sua visão de mundo, onde o único propósito que vale a pena ser perseguido é o da beleza e do prazer: "sou de parecer que se o homem vivesse plena e totalmente a sua vida, desse forma a todo sentimento, expressão a toda idéia, realidade a todo devaneio... creio que o mundo receberia um novo impulso eufórico,um impulso de alegria que nos faria esquecer todos os males do medievalismo e voltar aos ideais helênicos..."
No entanto, segundo Henry, a beleza é efêmera. Até mesmo a inteligência lhe é prejudicial: "a beleza, a verdadeira beleza, acaba onde principia a expressão inteligente", enquanto que "a beleza é uma forma de gênio... mais elevada que o gênio, pois dispensa explicação". Dorian foi seduzido pelas palavras de Henry e pela tristeza de seu destino: "o senhor dispõe só de alguns anos para viver deveras, perfeitamente, plenamente. Quando a mocidade passar, a sua beleza ir-se-á com ela; então o senhor descobrirá que já não o aguardam triunfos, ou que só lhe restam as vitórias medíocres que a recordação do passado tornará mais amargas que destroçadas.".
Ao ver-se em seu retrato finalmente pronto, exaspera-se:
"Eu irei ficando velho, feio, horrível. Mas este retrato se conservará eternamente jovem. Nele, nunca serei mais idoso do que neste dia de junho... Se fosse o contrário! Se eu pudesse ser sempre moço, se o quadro envelhecesse!... Por isso, por esse milagre eu daria tudo! Sim, não há no mundo o que eu não estivesse pronto a dar em troca. Daria até a alma!" .


O retrato de Dorian Gray causou muito polêmica, por ser uma crítica a decadência intelectual da sociedade Vitoriana além de ser condenado de possuir conteúdo homoerótico. Oscar, apesar de sempre negar, era chamado de " Pai dessa decandência". Trechos do livro foram usado contra Oscar em seu julgamento.

Foi feito um filme inspirado na obra:

Beijos queridos! Logo resenha de Oscar Wilde aqui, aguadem!!

AMY XO








Nenhum comentário :

Postar um comentário