Pitada cultural - 5 motivos para assistir Orange is the new black.

Olá! 

 Faz um tempo que escutei sobre Orange is the new black e não me interessei nem um pouco porque achei que seria só mais uma comédia apelativa. Porém, após tanta divulgação, prêmios e elogios para a segunda temporada comecei a assistir e adorei, acreditem, assisti tudo em 3 dias.
 Por esse motivo, hoje trouxe para vocês 5 motivos que me fizeram amar orange e que vai fazer você amar também. 



Baseada no livro de Piper Kerman e adaptada por Jenji Kohan (Weeds), a série acompanhará Piper (Taylor Schilling), uma moradora do Brooklyn que vivia uma vida perfeita, quando derrepente as consequências de um relacionamentecom Alex (Laura Prepon), uma traficante na faculdade, resulta em sua prisão e detenção em uma penitenciária federal. Sem qualquer experiência para lidar com o novo ambiente, Piper mergulha na cultura das prisões femininas e encontra aceitação, lágrimas e amor entre as detentas, deixando amigos e um noivo, Larry, do lado de fora. 

1- Personagens engraçadas, fortes e problemáticas.

Orange é uma série com grande predominância de mulheres fortes e cheias de atitude, diferente da maneira que muitas séries com elenco feminino tratam a personalidade das personagens. Acompanhando o dia-a-dia dessas mulheres no presídio passamos por vários momentos dramáticos com elas, principalmente as novatas, o que nos leva a entender melhor como detentas que tem família, filho ou namorado fora da cadeia se sente e nos lembra que apesar de criminosas, elas tem emoções e sentimentos exatamente como  os outros, ponto que às vezes esquecemos ao julgar algum criminoso. 
 Além disso, acontecem várias situações engraçadas sem parecerem forçadas. Minhas personagens favoritas nesse quesito são a Taystee e a Olho doido. Falando em personagens favoritas, a história por trás da prisão da RED e da Taystee, que conhecemos através de flashbacks muito oportunos durante todo o decorrer da série,  são minhas favoritas. 


2- Relações entre os personagens. 
 Orange is the new black mostra que não é só solidão e medo dentro da cadeia, existem também grandes amizades, que podem ser muito frágeis. Para mostrar isso a série mostra os grupos existentes e como eles competem, mostrando a realidade do preconceito e da segregação dentro do próprio presídio. Existe o grupo das negras, das idosas, das latinas, das drogadas e todas competem entre si para ganhar mais poder. Essa característica fica muito evidente na segunda temporada com a chegada de Vee, que faz questão de reinar dentro do presídio junto com o grupo das negras porém os outros grupos não aceitam isso e começam a tramar maneiras de derruba-la. 
 Os relacionamentos não são somente dentro dos grupos, apesar de serem muito comuns neles. Existem vários relacionamentos amorosos, várias amizades improváveis como de uma usuária de drogas e moradora de rua com uma milionária que está ali faz tempo. A amizade mais legal é a amizade de Taystee e  Poussey, elas parecem ser amigas de verdade e mesmo quando elas foram totalmente influenciadas e se separaram, elas voltaram a ser amigas. 
De relacionamentos amorosos o casal formado pela presidiária Daya e o policial Bennet dá o que falar entre as latinas e traz muitos problemas para toda trama da série, afinal este tipo de relacionamento é proibido e acarreta prisão e demissão do oficial. Apesar disso, o relacionamento deles é super bonitinho e torço muito para que dê tudo certo no fim. 

Outro casal que adoro são as protagonistas Pipper e Alex, que se dão super bem, estão sempre se apoiando apesar de rolar aquele sentimento de amor e ódio. Pipper é uma personagem meio paradona no início que vai crescendo e se tornando uma personagem muito interessante no decorrer da série, é muito legal acompanhar esse crescimento, e Alex já é madura porém notamos uma grande diferença entre a Alex do Flashback e a Alex atual, ela é uma personagem quase impossível de não amar. 


3-  Não existe perfeição 

Durante os flashbacks conhecemos o passado de cada detenta e quando vemos o quanto elas mudaram ao chegar na cadeia notamos que todo mundo tem seus problemas, isso a série deixa muito claro, seja em Pipper que era uma menina de boas condições que gostava de se relacionar com o perigo e mudou totalmente na cadeia, seja com a Morello que era uma menina doce e linda mas roubava acessórios de beleza das maiores grifes do país, além de perseguir seu "noivo" de um encontro só. Todos ali tem algum defeito e o sistema também. 
Na segunda temporada os contrabandos e corrupções que já desconfiávamos na primeira temporada ganha destaque e descobrimos coisas que nem imaginavamos. As falhas claras no sistema prisional por desvio de verbas, o contrabando aprovado de produtos e o contrabando ilícito de drogas e objetos cortantes, o abuso sexual por parte dos guardas e até a vida pessoal em declínio da diretora do presídio, tudo é mostrado, o que torna a série muito mais política e séria na nesta temporada. 
4- Coisas acontecem o tempo todo .
 O ritmo de Orange é muito bom, a série nunca fica parada e tediosa, tem sempre algo de interessante acontecendo com cada uma das detentas, as vezes até simultaneamente, isto dá uma dinâmica e aumenta o interesse do espectador, principalmente quando um assunto fica pendente por um tempo e depois é retomado. Os problemas vão desde suicídio até contrabando e até o minimo se torna uma tensão lá dentro, pude notar que os problemas começam com o mínimo e no decorrer da série vão se agravando. 

5- Ótimo elenco
 Orange possui um elenco cheio de iniciantes que dão um show de atuação, mas também possui vários velhos conhecidos nossos, alguns bem diferentes do que estamos acostumados. 
Laura Prepon que interpreta Alex Vause, namorada de Pipper, já atuou em várias séries, entre elas: Once Upon a time, House, Castle, Men at work e How I met your mother, além de ter sido protagonista em Are you there Chelsea?. Eu quase não a reconheci e precisei pesquisar para ter certeza que ela era a Chelsea.


A Atriz Kate Mulgrew, Red, participou de um grande número de filmes e séries famosos que realmente me surpreendeu. A atriz teve uma grande participação na série de TV Star trek com destaque e direito a fazer um filme da série, participar dos jogos para video games e um especial, ela também participou de Law and order entre muitos outros. 


Claro que tem muito mais gente, mas não vou ficar falando aqui pro post não ficar gigante. 
 Adorei Orange e estou esperando ansiosamente pela próxima temporada. Você assiste essa série ou se interessou, me conta. Orange is the new black conquistou uma legião de fãs, é a série mais comentada no momento, além da quantidade de prêmios. Precisa de mais um motivo? Fique com a música chiclete da abertura de Regina Spektor. 
 Beijooos!



Um comentário :

  1. Esta é uma das produções que eu realmente gostei de ver, o tema eo gênero de série de comédia , adorei. Certamente la participación Pablo Schreiber foi o meu favorito, agora na série The Brink no dejaré de ver.

    ResponderExcluir