Resenha Assassinatos na rua morgue - Edgar Allan Poe

Oiiii!!! Como vão vocês?
 Eu vou muito bem , mas vamos ao que interessa.

 Depois de andar muito procurando essa livro , fui achar em uma cidade á 1 hora de viagem da minha, mas achei e isso é o que importa.

Assassinatos na Rua MorguePara se ter uma idéia precisa da influência de Edgar Allan Poe sobre os romances policiais e de mistério que tanto sucesso fariam a partir de meados do século XIX, basta dizer que, não fosse o conto "Assassinatos na rua Morgue" (1841), não haveria Sherlock Holmes (Conan Doyle, 1887), Hercule Poirot (Agatha Christie, 1920), Padre Brown (G. K. Chesterton, 1911), Don Isidro Parodi (Bioy Casares e J. L. Borges, 1950) e tantos outros detetives ou investigadores que até hoje encantam milhões de leitores. O personagem central deste conto, o francês Monsieur C. Auguste Dupin, poderia ser Sherlock Holmes e o narrador poderia ser o Dr. Watson. O fascinante personagem de Poe, através de um sistema próprio de dedução baseado na sua profunda capacidade de observação dos fatos, é capaz de ler os pensamentos do seu interlocutor e desvendar um dos mais intrincados e misteriosos casos de assassinato já enfrentado pela polícia francesa: o bárbaro duplo assassinato de mãe e filha num apartamento na rua Morgue. Meio século depois, Conan Doyle tomou emprestada a alma de Dupin para criar seu Sherlock. A partir daí o gênero caiu no gosto do público e os grandes personagens se multiplicaram. Esta edição contém os contos: "O demônio da perversidade", "Hop-Frog ou Os oito orangotangos acorrentados", "Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar", "O gato preto", "Nunca aposte sua cabeça com o Diabo" e "Assassinatos na rua Morgue".



Titulo original: The murders in the rue morgue   Autor: Edgar Allan Poe
Edição: 1                                                       Editora: L&PM Pocket
ISBN: 9788525411310                                   Ano: 2010

Páginas: 160                                                Tradutor: William Lagos

Eu vou falar de conto por conto, mas já adianto que gostei muito do livro em geral.

O demônio da perversidade

Essa primeira historia é um "estudo" sobre a perversidade. É basicamente Poe falando sobre coisas que nos levam a atos perversos e como eles participam da frenologia.
 Apesar de ter esse aspecto, a história se torna interessante por que ele avalia coisas que nós fazemos ou já sentimos durante nossa vida. No decorrer dessa crônica podemos sentir a aflição de Poe em muitos momentos que ele descreve de sua vida.

" Assim como tenho certeza de que respiro, sei que a consciência do certo ou do errado de uma ação é frequentemente a única força incontestável que nos impele para sua realização; e nos impele isoladamente, sem que nada mais o faça."

" Não existe paixão na natureza que seja tão demoniacamente impaciente como a daquele que hesita á margem de um precipício, meditando sobre que há de saltar ou não. Deter-se, ainda que por um momento, na contemplação desse pensamento, é estar inevitavelmente perdido; porque a reflexão nos ordena afastar-nos sem demora e portanto, exatamente por isso, é que não podemos. Se não houver um braço amigo que nos ampare, ou se não fizermos um esforço súbito para nos afastarmos do abismo saltaremos e seremos destruídos."

Hop-Frog e os oito Orangotangos acorrentados.


Meu conto favorito do livro. 
 Hop-Frog é um bobo da corte ( era apaixonado por uma menina, Tripetta, que ele diz ser quase anã), ele é um mestre em pregar peças (troll! haha' ) e contar piadas para o rei e seus ministros.
 Um dia o rei organiza um baile e pede para Hop-Frog criar uma brincadeira, sem criatividade, ele demora a pensar em uma e o rei babaca   jogou a taça de vinho em Tripetta.

 Com raiva Hop-Frog diz que lembrou de uma brincadeira chamada Os oito Orangotangos acorrentados, que era basicamente, o rei e seus ministros se vestiriam de orangotangos, de uma forma bem realista, e amarrados com correntes iriam assustar os convidados do baile.
 Só que mal sabe o rei que essa brincadeira não vai acabar bem e as intenções maldosas de Hop-Frog.
 Muito bom o conto, muito bom mesmo, final surpreendente e narrativa bem inteligente.

Os fatos que envolveram o caso do Mr. Valdemar

Bem o conto gira em torno de Mr. Valdemar, um senhor que tem uma grave doença e apela para uma das técnica modernas, o hipnotismo. Mr. Valdemar a beira da morte decidiu ser hipnotizado para continuar a viver até resolver seu problema de saúde. O desenvolver do conto é sobre os riscos da técnica como foi tudo feito e os relatos do Mr. Valdemar, o processo em geral.

 Não foi um conto que prendeu minha atenção, mas eu achei bem interessante a ideia do Mr. Valdemar e tudo que os médicos dizem sobre o o processo. Uma coisa que eu gostei também, foi a não descrição das datas e nome dos doutores, não sei se foi intencionalmente, mas me senti a vontade de trazer o acontecimento para a atualidade.

O gato preto

 Eu também gostei muito desse conto.
 Esse é um dos mais assustadores contos do livro.

 Poe conta sua relação com os animais e principalmente o seu gatinho preto.
 Um dia Poe, numa ressaca danada, deixa o gato caolho e fica com raiva do bichinho por isso o mata.
 Então um dia ele estava em um bar e encontra um gato parecidíssimo com o outro e o "adota",porém, o pobre felino também é morto pelo personagem e não é só o felino que morre não. O fim vocês próprios descubram!!

Nunca aposte sua cabeça com o diabo

Esse também é bem legal e um pouco assustadora.
 Fala sobre Dammit um cara que tudo que fazei dizia que " aposto minha cabeça como o diabo" , depois de várias apostas apareceu um velhinho e ele apostou novamente, com um desfecho terrível para esse rapaz imprudente , essa é mais uma história arrebatadora de Poe.

Assassinatos na Rua Morgue

Este crônica é a investigação , muita bem feita por sinal , do assassinato de duas senhoras muito recatadas , as madames L' Espanaye. Elas foram terrivelmente assassinadas e enfiadas em uma chaminé O.o .
 O pior é que ninguém ouviu nada, entendeu o que o assassino gritou ou estava lá. Um grande mistério que inspirou vários outros detetives.



De todo o livro os que mais gostei foi "O gato Preto" "Hop-Frog.." e " Assassinatos na Rua Morgue", porém é dificil escolher, todos são de grande qualidade, ótima escrita e aproximação com o leitor.


Bem acho que essa foi uma resenha bem longa, indico muito esse livro.
 Beijos!!!!


AMY XO


3 comentários :

  1. Nossa.. tenho que ler esse livro pra um trabalho na escola, mas tava com medo de não gostar... ai fui procurar uma resenha e depois que li a sua, fiquei morrendo de vontade de ler o livro!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada ! Se você gosta de um terrorzinho, vai gostar muito de Poe, pode ler que eu garanto kkk. Que bom que você gostou da resenha. Espero que volte.

    Beijos!!
    AMY XO

    ResponderExcluir
  3. Oi,Allan Poe foi um dos mestres atormentados do século XIX,usuário de drogas,doente e 'largado',no entanto soube usar isso muito bem nas suas obras dando suspense e terror com grande entusiasmo e emoção.Obras como 'Os assassinatos da Rua Morgue' ou 'O Gato' e tantas outras da sua produção provam isso.Seja na loucura ou no crime,seus personagens tem personalidade na arte do terror.
    Abraços!

    ResponderExcluir