Resenha Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

O Retrato de Dorian GrayVersão de Oscar Wilde para o mito faustiano da perda da alma em troca dos prazeres mundanos, "O retrato de Dorian Gray" é um relato de decadência moral e punição, exemplo do humor cáustico e refinado de seu autor.
Dorian Gray é um belo e ingênuo rapaz retratado pelo artista Basilio Hallward em uma pintura. Mais do que um mero modelo, Dorian Gray torna-se inspiração a Basilio em diversas outras obras. Devido ao fato de todo seu íntimo estar exposto em sua obra prima, Basilio não divulga a pintura e decide presentear Dorian Gray com o quadro. Com a convivência junto a Lorde Henry Wotton, um cínico e hedonista aristocrata muito amigo de Basilio, Dorian Gray é seduzido ao mundo da beleza e dos prazeres imediatos e irresponsáveis, espírito que foi intensificado após, finalmente, conferir seu retrato pronto e apaixonar-se por si mesmo. A partir de então, o aprendiz Dorian Gray supera seu mestre e cada vez mais se entrega à superficialidade e ao egoísmo. O belo rapaz, ao contrário da natureza humana, misteriosamente preserva seus sinais físicos de juventude enquanto os demais envelhecem e sofrem com as marcas da idade

Título Original : The picture Of Dorian Gray       
Autor: Oscar Wilde
Editora: Martin Claret
Páginas: 237
Isbn: 8572322795
Ano: 1998

O Retrato de Dorian Gray fala sobre um jovem que teme envelhecer e por essa vaidade polui a própria alma. 
  Basílio, um pintor que há muito não tinha uma boa inspiração, conhece Dorian Gray e o convida para ser seu modelo de um quadro. O jovem Dorian tem uma aparência invejável  com lábios rosadas rosto perfeito e cabelo mais bonito ainda, se torna a maior inspiração.

" - Dorian Gray? É este o nome dele? - Indagou Lorde Henry.
 - Sim, este é o nome dele. Não pretendia lhe dizer.
- Por quê?
- Oh! não saberia explicar. Quando tenho grande estima por alguém, jamais revelo seu nome. Seria como renunciar a uma parte dele. Aprendi a amar o segredo. Parece que pode ser a única coisa que torna nossa vida misteriosa e maravilhosa.

" Na verdade, as probabilidades são de que, quanto menos sincero é o homem, mais puramente intelectual a ideia será, uma vez, que, nesse caso, não estará contaminada por nenhuma das necessidades, dos desejos ou dos preconceitos dele. Contudo, não pretendo discutir política, sociologia ou metafísica com você. Prefiro as pessoas aos seus princípios, e prefiro, acime de qualquer coisa neste mundo, pessoas sem princípios. "

 Com medo do que seu amigo Harry, um rapaz boêmio e com muitas filosofias, muitas vezes distorcidas para a época, possa  influenciar o puro e inocente Dorian tenta expulsá-lo antes que o rapaz chegue.
 Mesmo assim Harry conhece Dorian e diz para ele, entre outras coisas, que a juventude é a melhor coisa da vida, o que deixa Dorian pensativo sobre o que irá acontecer quando ele envelhecer. Quando o quadro fica pronto Dorian o repugna dizendo que é injusto que o quadro não envelheça e ele sim.

"... Mas o mundo poderia adivinha-la, e eu não quero abrir a minha mal diante dos fúteis olhares curiosos. Jamais colocarei o meu coração sob esse microscópio. Há demasiado de mim mesmo nele... "

 Desse dia em diante Dorian está sempre pensando sobre isso, ele se apaixona e tudo piora após o fim dessa paixão. Cada vez mais Dorian se afunda e se polui até o fim incrível.

" - A humanidade leva a si mesma demasiadamente a sério. É o pecado original do mundo. Se o homem das cavernas tivesse conhecido o riso, a história teria sido muito diferente." 

Quando comecei a ler esse livro eu estava com um pé atrás, a história não me parecia interessante e eu só adquiri ele por que foi muito barato. Ainda bem que eu comprei! O livro é incrível, a história é interessantíssima. 

" Neste país, é suficiente que um homem tenha distinção e talento para que as más línguas comecem a atacá-lo. E que espécie de vida leva essa gente que pretende seguir os ditames da moral? Meu caro amigo, você se esquece de que estamos no país natal dos hipócritas. "

 Meu personagem favorito é o Harry, com sua ironia, conselhos e humor me fez pensar bastante e rir ás vezes. O Dorian é legal mais no início, principalmente quando ele se apaixona por Sybil Vane, ele é meio chato, depois que ele começa a levar uma vida suja tudo se torna mais interessante. O que eu posso fazer se as partes legais são Dorian com medo e as mulheres cantando ele?! haha'

" - O que é arte? - perguntou ela.
- Uma doença.
- E o amor?
- Uma ilusão.
- E a religião?
-Um elegante sucedâneo de Fé.
- Você é um cético.
- Jamais! O ceticismo é o inicio do Fé.
- Que é ,então?
- Definir é limitar.

 O final, o que falar do final? Encantador, aquele final que te faz ficar parada assimilando aquilo. Apesar de que tudo nesse livro é encantador. Oscar Wilde escreve com uma classe, uma leveza e ao mesmo tempo com muita coisa nas entrelinhas a se pensar. O cara chique viu!? Me senti nos anos 20, naqueles salões dourados e um pianinho no fundo. 

 Enfim! Eu super indico e vocês sabem que é difícil eu dar 5 estrelinhas para algum livro, mas esse clássico moderno é imperdível!

BEIJOS

AmyXO











2 comentários :

  1. Honestamente, eu nunca li o romance, eu aprendi a história de adaptações para o cinema que eu vi, ojajlá breve ser capaz de comprar o livro, este post interessante sobre o outro lado. Fez-me lembrar da marca nova série chamada Penny Dreadful, uma história que lida com a origem de personagens literários clássicos como Dorian Gray e Dr. Frankenstein, a verdade é muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legaal! Quero assistir essa série. Leia o livro, é bem melhor.
      Obrigada por comentar, volte sempre :)

      Excluir