Resenha A Bússola de Ouro - Philip Pullman

Oláa gente!!

Hoje vim fazer a resenha de um livro super elogiado pela crítica e pelos leitores. O primeiro livro da trilogia fronteiras do universo.

A Bússola de OuroNo primeiro volume, "A Bússola de ouro", Lyra enfrenta uma arriscada jornada ao extremo Norte para salvar Roger, seu melhor amigo, e outras crianças de terríveis experiências científicas que as separam de seus daemons.

Título original : Nothern Lights    Autores: Philip Pullman
Editora: Objetiva
ISBN: 9788573028423
Ano: 2007
Páginas: 365









A bússola de ouro conta a história de Lyra, uma menininha muito curiosa e com espírito aventureiro sobrinha de Lorde Asriel, que vive em Oxford. Um dia Lyra está " explorando" uma sala proibida de Oxford quando vê seu tio e os catedráticos começarem uma discussão sobre uma nova descoberta, o Pó e a um outro mundo ao atravessar a Aurora Boreal.
 Seu tio Asriel viaja para o Norte para pesquisar essa descoberta, durante este tempo começam a rolar boatos que crianças estão sendo raptadas para serem separadas dos seus Daemons.
 É quando Roger, melhor amigo de Lyra, desaparece e Lyra é levada para morar com a Sra. Coulter, aparentemente perfeita para criá-la, além de receber um instrumento que ela não faz idéia de como funciona.
 Com o desejo de ir para o Norte para ajudar seu tio na pesquisa e a vontade de ajudar seu amigo Roger, Lyra não se sente satisfeita de estar presa ali sendo assistente da Sra. Coulter e embarca na maior aventura de sua vida e faz muitas descobertas inesperadas.

"- A senhora fala de destino como se fosse uma coisa fixa, e não sei se gosto disso mais do que gosto de uma guerra em que me alistaram sem eu saber. Onde é que está meu livre- arbítrio ?"

A bússola de Ouro nos traz aventura e descobertas todo o tempo, porém de forma suave e bela, o que deixa o livro muito bom e rápido de ler.

"- Todos nós somos sujeitos aos fados, mas todos temos que fingir que não somos, para não morrermos de desespero. "

 O mistério é mantido até o final e quando é revelado, principalmente as explicações sobre o pó, para mim, finalizou o livro de forma perfeita.  Antes do final, ainda tinha algumas dúvidas se esse livro era super estimado, mas após o fim, percebi que não era, ele é muito bom mesmo.
A capacidade de amarmos os personagens e passarmos a odiá-los em poucas páginas, e vice-versa, é tão grande que a única pessoa que eu realmente gostei do início ao fim foi a Lyra e o Roger. Falando em Roger, adorei as passagens dele, a amizade deles e a sabedoria deste menininho.

Super recomendo para todo mundo que quer viver uma boa aventura a moda antiga da época que as aventuras eram ótimas, desconfio que este livro é um Steampunk, mas não tenho certeza então deixa. 

BEIJOOOOOS!!
AMY XO.

Nenhum comentário :

Postar um comentário