Resenha Nas entrelinhas do Horizonte - Humberto Gessinger

Oláaaaa !!!! Como vão vocês?

Provavelmente eu já comentei aqui que " Engenheiros do Hawaii" é a minha banda nacional favorita, mesmo que em alguns momentos eu fique muito viciada em outras, sempre volto para eles. Vi o Humberto falar em uma entrevista sobre seu novo livro e fiquei doida para comprar, então pedi de amigo oculto.
  Li ele em três dias e assim que terminei de ler quis me jogar na cadeira e começar a resenhar ele para passar toda a animação do momento.

O mundo é ímpar, não dá para dividi-lo em duas metades iguais. Muito menos ver a linha imaginária que separa a infância da vida adulta. Contemplando o horizonte embalado pela trilha sonora que o tornou um dos ícones do rock brasileiro, Humberto Gessinger lança seu novo livro, intitulado Nas entrelinhas do horizonte, que chega às livrarias de todo o Brasil dia 7 de maio. Gessinger recorre à memória afetiva para construir crônicas pulsantes e arrebatadoras, em que cada página é uma janela onde passado, presente e futuro se misturam para compor juntos a cena. Uma paisagem que só pelas entrelinhas revela a força da sua música e da sua poesia, por meio de lembranças da infância e da vida adulta, momentos em que deixou e voltou a ser criança, como quando a bola de futebol parou embaixo de um carro e uma descoberta desconcertante aconteceu. Em As entrelinhas do horizonte Gessinger transforma a crônica em música e poesia para falar de sentimentos.

Edição: 1
Editora: Belas Letras
ISBN: 9788560174959
Ano: 2012
Páginas: 160

Nas entrelinhas do Horizonte é um crônicas, uma reflexão de valores e situações vividas por Humberto durante sua vida, não somente durante a carreira. Não sei quantas crônicas são, não contei, mas todas são bem curtinhas, com três, cinco páginas no máximo

" A gente faz as contas, projeta uma vida na outra, tenta se enxergar como se fosse outra pessoa... A gente busca espelhos porque  viver é solitário. Busca simetrias porque a vida é torta. A simetria acalma. Talvez acalme porque nós mesmos somos simétricos. Uma linha imaginária, dos pés à cabeça, nos divide em duas partes iguais. Buscamos o que já somos? Esquecemos que essa simetria nunca é perfeita. Para o bom observador, sempre haverá uma perna mais curta, um olho mais caído, uma narina mais aberta..." Página 33
O que eu mais me conquistou no livro, que já começou me conquistando pelo título e autor, foram as inúmeras referências a autores, músicos e músicas. Outra coisa muito legal no livro foi o projeto gráfico desde a capa e contra capa, as páginas intercaladas entre amarelo e preto e os trechos de música e poesia colocadas no início de cada "capítulo". 

" Provavelmente 
terei vivdo 
Mais da metade
da minha vida
no século passado

Daqui para frente
estou decidido
nada será 
como tem sido 
um jogo já jogado

Provavelmente
ter escolhido 
este caminho
só faz sentido
sem pressa 
e pra sempre

N'alma da gente
Já existia
cicatriz antes do corte
cinza antes do fogo
vida após a morte"  página 83

 As histórias de vida do Humberto super bem escolhidas com metáforas que só ele sabe fazer e os trechos sobre a carreira mostrando que nem tudo é só glamour, encheu cada página com uma conversa "sincera como não se deve ser". As crônicas não foram inferiores as músicas, me senti conversando com o autor e compartilhando os momentos mais tristes e mais felizes de cada história, deu fluidez ao livro, leveza a leitura, o que me fez ler este livro dia e noite e terminá-lo muito rápido . 

Excelente, Incrível, espetacular, não tenho como descrever este livro, talvez pela minha paixão pela banda, mas é inegável que o livro é ótimo e vale super a pena ler. 

" Não acredito que a memória seja um lugar esperando nossa visita. Penso que é algo que construímos a cada visita.  E nunca construímos da mesma forma. Sempre nos lembramos do primeiro beijo, será um beijo diferente. Será sempre outra pessoas, a pessoa que nos tornamos, a lembrar do mesmo beijo" Página 84

Farei um vídeo após as festas sobre este livro, mostrando o projeto gráfico dele e os muitos lindos detalhes presente nesta biografia/crônica/poesia incrível.

" A cada dia encontro mais gente que sabe, com certeza absoluta, o que é melhor para mim. Apontam, decepcionados, o caminho que eu deveria ter seguido. Apontam, como última chance, o caminho que devo segui. Nos seus conselhos, elas só esquecem de uma coisa: de mim. " Página 109

Beijoooos!!
AMY XO 

Nenhum comentário :

Postar um comentário