Até que enfim consegui aparecer aqui.
As distopias são, geralmente, criadas para sátirizar a sociedade, seus limites e o governo. Elas se passam no futuro ou em um mundo paralelo com características do nosso mundo.
Algumas características distópicas são os dilemas morais que refletem no futuro do personagem, criticas sociais e políticas, exploram a estupidez humano, a eletização do poder e discursos pessimistas sem esperanças.
Apartir de 1950 começaram a ser lançados livros distópicos com muita frequência. Foram necessários livros que mostravam guangues, "remédios curadores da violência", livros sendo queimados, animais, drogas e alguns processos, para tornar esse gênero popular e nos mostrar que o mundo não era tão perfeito quanto o narrado até então.
A escrita distópica foi uma solução encontrada por George Orwell e Anthony Burgess para combater a desordenada busca pela perfeição criada apartir do modelo dominante até então, o utópico. Eles diziam, que , se chegassemos á perfeição nós á corromperiamos.
As distopias partem das utopias alcançadas, por isto sempre passam no futuro, os problemas são gerados a partir da falsa perfeição e eclodem brutalmente, atingindo toda sociedade. O protagonista é consciente dos problemas e se revolta contra eles, eles quase sempre passam por correção de moral com drogas, agressão física ou com uso da tecnologia á favor do dominador.
Um dos motivos que vêm colocando esse gênero de novo no topo das listas , são os problemas políticos cada vez mais óbvios que estamos passando e a crescente visibilidade da política esquerdista atualmente ( socialismo, anarquismo..)
Eu li jogos vorazes e adorei, 1984 e adorei, laranja mecânica também. O estilo distópico já se tornou um dos meus favoritos e mesmo que as novas distopias não sigam exatamente a antiga cartilha, são muito boas.
Algumas distopias não tão conhecidas ou que vocês nem imaginavam que era:
Esse você não imaginava né? |
Queridos, andei meio sumida, estou em período de provas na escola e cursos, também estou estudando pro vestibular. Esse ano vai ser meio pesado e eu posso sumir assim por uma semana ou outra, mas vou tentar sempre deixar um conteúdo bem legal pra vocês.
As resenhas também vão sair, eu estava lendo fúria dos reis e quem já leu sabe que é enorme, mas dei uma pausa e estou terminando um livro muito legal, vocês vão adorar.
Vou deixá-los com uns trechinhos dos filmes distópicos inspirados nos livros acima.
As resenhas também vão sair, eu estava lendo fúria dos reis e quem já leu sabe que é enorme, mas dei uma pausa e estou terminando um livro muito legal, vocês vão adorar.
Vou deixá-los com uns trechinhos dos filmes distópicos inspirados nos livros acima.
Beijoooooooooooooos!
Distopias é um tema que eu adoro. Ainda não tive a oportunidade de ler Laranja Mecânica, mas esta na minha lista de leitura pra esse ano - tá enorme!. rs'
ResponderExcluirLíbia M. - Cult Girl
Eu só vi o filme e adorei, distopia é um dos melhores gêneros. Estou com uma lista de 500 pra vida, mas essa ano acho que vou ler uns 30 hein ! hahaha ai meu bolso
ResponderExcluir