Vale a pena - Trovadorismo #1

Olá queridos!!

 Não vá embora, não é chato!

 Gente eu estou estudando muito literatura ultimamente e estava querendo aprender mais.
 Para entender melhor a literatura, os livros que você lê e definir o que você gosta é muito importante conhecer os gêneros. Claro que não sou professora, mas eu vou tentar flexibilizar, botar uma coisa legal , trazer para o nosso dia-a-dia e assim nós vamos conhecer melhor, nos divertir e tira 10 na escola.

 O trovadorismo surgiu a partir da religião na Provença, naquela época a mulher era um símbolo idealizado fazendo-se necessário a criação de canções e homens que caem aos pés dela ;D.

Criou-se então a canção de amigo e de amor.

 A de amor é feita por um homem que idealiza uma mulher, se põe a serviço dela. A mulher é distante impossível, sabe aquele seu amor platônico, que você ama e não tem coragem de falar, é basicamente isso.
 Ele fala sobre as qualidades dela, a dor dele de não poder falar, isso chama-se vassalagem amorosa.


São tipos de Cantiga de Amor:
-Cantiga de Meestria: é o tipo mais difícil de cantiga de amor. Não apresenta refrão, nem estribilho, nem repetições (diz respeito à forma.) 
-Cantiga de Tense ou Tensão: diálogo entre cavaleiros em tom de desafio. Gira em torno da mesma mulher. 
-Cantiga de Pastorela: trata do amor entre pastores (plebeus) ou por uma pastora (plebéia).
-Cantiga de Plang: cantiga de amor repleta de lamentos. É tipo a música da Taylor Swift, o tristeza. 

Também temos a de escárnio que é para falar mal, mas discretamente exatamente quando agente fala de alguém mas não fala o nome. E a de Maldizer que é para xingar mesmo na cara de pau.

A cantiga ribeirinha de Paio Soares, foi a primeira cantiga 
No mundo ninguém se assemelha a mim
Enquanto a vida continuar como vai,
Porque morro por vós e - ai! -
Minha senhora alva e de pele rosadas,
Quereis que vos retrate
Quando eu vos vi sem manto.
Maldito seja o dia em que me levantei
E então não vos vi feia!

E minha senhora, desde aquele dia, ai!
Tudo me ocorreu muito mal!
E a vós, filha de Dom Paio
Moniz, parece-vos bem
Que me presenteeis com uma guarvaia,
Pois eu, minha senhora, como presente,
Nunca de vós recebera algo,
Mesmo que de ínfimo valor.
Espero que isso tenha te ajudado na escola. Se vocês tirarem 10 me avise e torça para minha haha.

Nenhum comentário :

Postar um comentário