Como que escreve? - Romances #1

Olá gente!!

 Esse vão entrar algumas informações " Literárias/redacionais" aqui no blog. Mas relaxa, não vai ser aquela coisa chata de escola, sem ofensa querido professor haha.
 Por mais que eu goste das aulas de literatura, sou obrigada a admitir que aprender tudo isso inserido nos livros que agente lê ou que agente adora é muuuuito mais legal e é isso que eu vou tentar fazer aqui.
 Como vocês sabem, ou não, eu estou no último ano da escola e a cada dia se torna indispensável, entender todo esse universo complicado, vasto e mágico.
 Mas chega de lero-lero ( nossa só minha avó ainda fala isso :D ) vamos ao post de hoje.
 Lembrando que não sou professora de literatura, não fui eu que criei essas regras e que o romance não foi o primeiro gênero literário a surgir, por isso não está em ordem cronológica. 
 Pretendo fazer posts, falando sobre os gêneros , e aí sim, estará em ordem cronológica e vamos descobrir que as bobeiras coisas que o professor fala está nas nossas mãos.


 Vocês já devem ter notado que tem um monte de livros sobre cowboys, aliens sem romance nenhum que é considerado romance. Por que? Hoje em dia o romance não é só aquele romancezinho estilo Jane Austen, que tem um Senhor Darcy perfeito, uma Lizzie tímida  mas que é todo mundo feliz no fim. Por isso hoje é essencial saber qual o subgênero que você quer escrever  e o mercado que você quer abranger

  • Escolha um subgênero e mercado. No mercado de hoje muitos escritores escrevem já de olho em uma editora específica, afinal cada uma tem seus elementos essenciais para publicação, seja estilo de história, personagem ( cowboys, bruxas, ricos etc)  e aquele toque especial como sensualidade no decorrer da história, ou algum sobrenatural ou suspense. Escolha sua editora, a que mais combina com você, ponha um objetivo e comece a desenvolver sua história, dar tiros no escuro ás vezes acerta o alvo, mas ás vezes não acerta lugar nenhum, então é melhor atirar logo no alvo.

Como o meu professor sempre diz , não tem como você saber escrever se você nunca viu nada parecido ou desenvolvido.  Você gosta de rock, compões rock por exemplo, por que já escutou rock, então se você quer escrever algo sobre príncipes, leia algo sobre príncipes, isso ajuda muito.

  • Explore outros trabalhos. Após escolher o seu público e sua editora, conheça as outras obras que se parecem com a sua idéia. Assim você conhece as estruturas do seu estilo e os clichês, você escolhe se os evita ou os utiliza.
Você já tem gênero, subgênero, público, editora, até uma história está nascendo na cachola, mas e os personagens? Parte essencial do livro, tem como dica principal, nunca imite os outros. E por imitar eu não quero dizer fazer um personagem idêntico, você ama Harry Potter? legal, mas isso não é desculpa para dizer que seu personagem é um bruxinho com uma marca y na testa de hugrats que vai enfrentar o lorde valdemar, não cola, a não ser que você queira fazer uma releitura, mas isso vai te fazer desembolsar um dinheirinho a mais.

  • Invente seu enredo e personagens. Eles devem ser originais e seguir o subgênero escolhido, além de ser convincentes, parece difícil? nem tanto. A fórmula do sucesso costuma ser, um herói forte porém sensível e uma menina esperta que não corre atrás de home, apesar que isso vem mudando e agora as bobinhas estão entrando em moda, confesso que está me irritando essa modinha, tenho vontade de... argh!                                                     Quando você escolhe romance, deve estar ciente que 90% dos leitores serão mulheres, mesmo que não seja romance estilo " Nicholas Sparks", por isso é sempre bom ter a história sendo contada pela mulher ( ou um personagem bonitão, eu não reclamo não ) , com detalhes de vestimentas e decorações.
Gente agora me conta, vocês não ficaram agoniados com o romance em " Jogos vorazes" ou melhor ainda em "Crepúsculo" , mesmo sendo óbvio que a Bella iria ficar com o Edward você ficava naquela agonia que poderia ter uma reviravolta. Agora tira toda essa emoção e deixa a certeza, não iria ficar tudo mais sem graça? Pois é, isso é essencial em seu livro, quase obrigatório, principalmente se seu alvo são mulheres.

  • Crie uma tensão romântica que dure boa parte do livro. Como criar o romance perfeito é uma grande dúvida , afinal começo, meio e fim não tem graça. Uma boa história tem que ter aquela jogada, casal se apaixona, resiste, ficam juntos , se separam , você quase morre do coração pela segunda vez no livro, então eles voltam em uma situação ou perigosa ou emocionante, você seca de chorar e nossos bolsos esvaziam para os próximos volumes
  •  Mas se você quiser mesmo partir um coração, separe o casal por diferenças sociais, doença, brigas familiares ou uma vacona que aparece no meio do relacionamento, onde obviamente nada aconteceu e você chama a protagonista de idiota por não perceber que ele a ama, não os deixe muito juntos e quando você tiver desistido do casal, no último suspiro do livro, os junte da forma mais intensa, rios de lágrimas vão rolar.

              
Para finalizar tem que ter aquele final arrebatador! O famoso feliz para sempre, mesmo que o sempre seja só por uns instante

  • Dê um final feliz.  Junte o casal, mate os inimigos, vença tudo não importa os obstáculos, ponha um ponto final, alguns bang bangs pow, kiss kiss e acabou. Seu final perfeito.

Galera, falando sério! 

Se você tem vontade de escrever, escreva, a melhor forma de expressar seus pensamentos e sentimentos é através das palavras, seja uma história ficcional ou não, faça com carinho, ponha seu coração na história que tudo certo, e por certo não digo dinheiro, ás vezes só a satisfação de conseguir finalizar, já vale a pena.

Alguns pontos importante.
 Procure alguém com um pouco mais de conhecimento que você para fazer uma revisão gramatical e até mesmo te dar uma segunda opinião, cuidado com os direitos autorais, pesquise, procure informações ( falar que o personagem está na rua Copacabana de Paris comendo nachos não dá né gente) , tente ser fiel á cultura do lugar que você escolher, ter um pouco mais de vericidade, quando leio algo, pesquiso na internet e vejo que é verdade eu me sinto mais na história,.
 
Esse post foi baseado em algumas pesquisas e na minha singela opinião como leitora, estudante, a pessoa que revisa os livros dos amiguitos e escritora.

Comentem !

Beijos !!

AMY XO

Um comentário :

  1. Se eu gostasse de escrever... apesar de ter uma imaginação super ativa para isso rsrsrs.. eu seguiria as dicas do post, que estão maravilhosas!

    Sendo assim, escritores brasileiros... fiquem de olho nas dicas e vamos criar! rsrs

    bjokas

    Roberta Sheyler
    http://sonhosliterario.blogspot.com.br/2013/03/resenha-profundamente-sua-sylvia-day.html

    ResponderExcluir