Alerta de Gênero - Sick-lit

Olá gente!!!

 Desde " A culpa é das estrelas" andei observando que vários livros sobre doença e tragédias estão sendo lançados ultimamente, e navegando pela internet , descobri que tem uma forte tendência para que esse gênero vire moda. Conheça o Sick-lit.

Sick-lit fala sobre tudo que foi ignorado até hoje, anorexia, depressão, câncer , doenças em geral e que na maioria das vezes é voltado para as doenças da juventude.
 A literatura não serve mais só para lazer, ou para conscientização popular, o que o novo gênero traz é um conforto e a compreensão das pessoas que estão doentes, como superar tudo que ela está passando, como a superação ocorrida em " A culpa é das estrelas" no caso desse livro a doença é o câncer.
 Falando em " A culpa é das estrelas", o livro foi um dos precursores para a entrada desse gênero no Brasil e foi o primeiro Sick-lit que eu li, muito bom mesmo e cumpri muito bem o papel, mas claro que nem todo Sick-lit te deixa feliz, existem Sick-lit de prostituição por exemplo, que nos deixa muito triste,

Um exemplo de Sick-lit que está fazendo muito sucesso é " Extraordinário" sobre um garoto que nasce com deformações na face.

Nos Estados Unidos o Sick-Lit já virou moda,o que está trazendo muitas preocupações pela mídia. Alguns Sick-lit trazem uma história de superação como " A culpa é das estrelas" e animam os portadores da doença por exemplo, porém também existem Sick-lit que mostram a parte triste da história, fazem até uma satira maldosa o que acaba enganando alguns doentes, ou ofendem e frustando.

Alguns livros que eu quero ler, que considero Sick-lit e parece ser muito bom:
Hoje Eu Sou Alice



Em 'Hoje eu sou Alice' a autora relata a jornada de uma vítima de transtorno de múltipla personalidade, que precisou lutar contra a anorexia, o álcool e contra nove personalidades alternativas que emergiram após ficarem adormecidas diante de uma infância cruel. Sem controle, Alice entregou-se a elas - e sua vida passou a ser um caleidoscópio de acontecimentos e revelações. Este é o relato sobre uma doença e sobre a história de uma mulher que decidiu lutar contra a realidade e a imaginação.












Não conte para a mamãe



A frase que dá título ao livro de Toni Maguire, Não conte para a mamãe, poderia ser uma pacto ingênuo entre dois irmãos ou uma brincadeira entre crianças. Infelizmente, não é o caso. Na verdade, é a ameaça sofrida pela autora durante os quase dez anos em que foi violentada pelo próprio pai. Quando aconteceu pela primeira vez, a pequena e inocente Antoniette tinha apenas seis anos. Apesar da tenra idade, tudo ficou gravado em sua memória, o tempo nada dissipou: os detalhes, os sentimentos, a dor. Foi a primeira de muitas, incontáveis vezes. Não conte para a mamãe, de Toni Maguire, desvela a comovente história de um infância idílica que mascarava uma terrível verdade.










Garotas de VidroLia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles. Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos. 






Enfim, vamos ver aonde esse gênero vai parar. Eu acho que, escrevendo com cuidado, lendo os livros certos ele pode dar muito certo, por que é um gênero perigoso que imita a vida e meche com coisas muito séria.

E vocês o que acham dessa modinha de Sick-Lit??

BEIJOS BEIJOS!!!
AMY XO

Nenhum comentário :

Postar um comentário