Giving a break... Woody Allen

Olá gente!!

Estou estreando aqui no blog uma nova coluna chamada " Giving a break". Como o próprio nome já diz ( dando um tempo) , essa coluna é uma abertura de parênteses que ocorrerá uma vez ao mês, para falarmos sobre qualquer coisa que quisermos desde filmes até meu novo transformer, enfim, tudo mesmo.

 Estrearei a coluna falando sobre Woody Allen e seus filmes, meus filmes favoritos também.

Vocês não sabem, mas Woody Allen está no Top 5 de diretores favoritos, em primeiro lugar depois falarei sobre os outros.  O canal do blog chama-se Words Alien por causa disso, eu pensei em Woody Allen, pensei que seria sobre livros, palavras, logo word e como estou ciente de que as vezes penso em coisas diferentes de muitos e o que é muito diferente é de outro mundo, Alien, junta tudo e dá o nome do canal.

 Mas vamos começas logo esse Post, espero que todos vocês gostem .


Woody Allen chama-se Allan Stewart Königsberg é Norte- Americano e têm 77 anos. Entre suas habilidades estão roteirista, cineasta, escritos, ator e músico.
 Desde de muito novo Woody já tinha jeito para a escrita e aos 15 anos começou a escrever para colunas de jonais e programas de rádio. Em 1964, já reconhecido como comediante, com um CD de seus shows indicado ao Grammy, conheceu um produtor de cinema, que, encantado com sua apresentação, o chamou para escrever e estrelar a parodia de James Bond, O que há de novo, gatinha?
 Seu primeiro filme premiado foi Annie Hall ( Noivo neurótico, noiva nervosa) que recebeu três Oscars ( melhor filme, roteiro, direção e melhor atriz para Diane Keaton), porém, como de costume, Woody não apareceu na cerimônias, fato que se repetiu ao receber 18 indicações em várias categorias e ao receber o Oscar de melhor roteiro por Hannah and her Sisters.
 Em 2002 Allen compareceu, finalmente, para fazer uma homenagem à Nova York.
 Apaixonado pela cidade, Nova York é cenário para praticamente todos seus filmes, como Manhattan que recebeu diversos prêmios e contou com Meryl Streep e Diane Keaton novamente. 

Fã de Ingmar Bergman, Groucho Marx, Federico Fellini, Cole Porter e Anton Chekhov, Woody não se dedica somente ao cinema. Possuindo forte ligação ao Jazz, ele toca clarinete semanalmente em um bar de Nova York e é responsável pelas trilhas sonoras de seus filmes
Woody Allen se descreve da seguinte maneira "As pessoas sempre se enganam em duas coisas sobre mim: pensam que sou um intelectual (porque uso óculos) e que sou um artista (porque meus filmes sempre perdem dinheiro)".

Curiosidades

  • De acordo com o próprio Woody, "É uma pena  precisar ir e   fazer o filme. Então quando acabo  de  fazer, acabou mesmo. Não tenho absolutamente  nenhum interesse no filme." Ele não vê seus filmes após estarem prontos. 
  • Ele tentou escrever um romance, mas não deu certo, pois quando jovem  não lia nada, e nunca foi estimulado a ler. Ele cresceu sem saber o que era um romance.
  • Ele comprou uma casa de praia, levou um  ano para decorar ,contratou arquitetos e deixou a casa incrivelmente bonita. Depois de um ano  de trabalho  a casa de praia ficou pronta, ele passou sua primeira noite lá e  chegou a conclusão nesta noite, que a casa não era para ele. Ele não aguentou  o barulho das ondas e o tédio de dormir numa casa de praia.
  •  Adora o barulho de trânsito, adora ficar no seu apartamento em Nova York,  escrevendo sabendo que   a metros dele  tem restaurantes, cinemas, livrarias, gente falando e carro buzinando. Ele se diz do asfalto
  • A primeira idéia de Noivo neurótico, noiva nervosa girava em torno de um assassinato. Idéia que depois foi aproveitada em Misterioso assassinato em Manhattan.
  • Quatro de suas filhas adotivas participaram de Hannah e suas irmãs, inclusive sua enteada e atua esposa Soon- Yi.
  • Drew Barrymore foi a única atriz que dublou os números musicais de Todos dizem eu te amo. De acordo com ele, ela canta tão mal que não deveria cantar nem no chuveiro.
  • Quando perguntado o porque do filme chamar-se Bananas ele respondeu, " Chama-se bananas simplesmente porque bananas. "
  • Apesar de Manhattan ser considerada um de seus melhores filmes, é o que ele menos se orgulha, diferente de Memórias ou Rosa púrpura do Cairo. 
Meus filmes favoritos

Naturalmente, não assisti á todos os filmes de Allien, mas considero que assisti uma boa quantidade para escolher meus favoritos. Dentre os filmes Meia noite em Paris, Vicky Cristina Barcelona, A rosa púrpura do Cairo, Dirigindo no escuro, Annie Hall, Contos de Nova Iorque e Sonhos de Cassandra, vou postar a baixo os que considero melhores. 

1º A rosa púrpura do Cairo

Durante a Grande Depressão, uma garçonete que sustenta o marido bêbado e desempregado e que só sabe ser violento e grosseiro, costuma fugir da realidade assistindo sessões seguidas de seus filmes prediletos. Ao assistir pela quinta vez o filme "A Rosa Púrpura do Cairo", ela tem uma grande surpresa quando vê o herói sair da tela e lhe oferecer uma nova vida.
 Em uma sociedade machista , Cecilia é casada com Monk, um bêbado e bruto. Ele bate nela, exige dinheiro e que mandar em tudo que ela faz. Um dia Cecilia vai ao cinema e se apaixona pelo filme em cartas " A rosa púrpura do Cairo", ela começa a ir todos os dias ao cinema, até que um dia o protagonista Tom Baxter sai do cinema e propõe fugir com ela. 
 Claro que tudo isso gera uma grande confusão na cidade e na tela e também nos gera boas risadas. 
 Gostei muito do roteiro, bem diferente de tudo que já vi. 



2º Meia-Noite em Paris
Meia-Noite em Paris é uma comédia romântica sobre um escritor e roteirista americano que vai com família de sua noiva a capital da França, cidade que ele idolatra. A história é concentrada nos passeios de Gil (Owen Wilson) na noite Parisiense, onde em quando toca a meia-noite, o escritor é transportado para a Paris de 1920, época que ele considera a melhor de todas. Nessas "viagens", Gil frequenta varias festas onde conhece inúmeros intelectuais e artistas que frequentavam a cidade da luz naquela época, entre eles estão F. Scott FitzgeraldGertrude SteinErnest Hemingway, etc. Dessa forma, Gil tenta acabar o seu romance com Inez, pois se apaixona por Adriana (Marion Cotillard) é forçado a confrontar a ilusão de que uma vida diferente do seu estilo de viver (nesse caso a "época de ouro" francesa) é melhor.


O filme é exatamente o que está descrito na sinopse, porém o charme de Paris e a criatividade da história deixou o filme excelente. Não sei se por ter sido o primeiro filme de Woody Allen que assisti, mas fiquei encantada com tudo. Claro, que o que mais gostei foi a presença de Fitzgerald, Salvados Dalí, Stein e o humor ácido de Hemingway, além de muitos outros. Incrível!

3º Para Roma com amor

O longa é dividido em quatro segmentos. Em um deles, um casal americano (Woody Allen e Judy Davis) viajam para Roma para conhecer a família do noivo de sua filha. Outra história envolve Leopoldo (Roberto Benigni), um homem comum que é confundido com uma estrela de cinema. Um terceiro episódio retrata um arquiteto da Califórnia (Alec Baldwin) que visita a Itália com um grupo de amigos. Por último, temos dois jovens recém-casados que se perdem pelas confusas ruas de Roma.

As quatro tramas são muito bem amarradas e criadas dentro de suas particularidades. A minha trama favorita foi a de Leopoldo, que mostra como, mesmo ficando rico e famoso, sentimos falta da vida que tínhamos, da privacidade e de pessoas verdadeiras ao nosso redor. Também gostei muito da parte do arquiteto e a retomada de suas memórias. 
Mais um filme bem diferente e criativo de Woody Allen.


Filmografia

1965 - O que há de novo, gatinha?
1966 - O que há, tigresa?
1967 - 007- Cassino Royale 
1969 - Quase um sequestro
1969 - Um assaltante bem trapalhão
1971- Bananas
1972 - Sonhos de um sedutor
1972 - Tudo o que você queria saber sobre sexo mas tinha medo de perguntar.
1973- O dorminhoco
1975 - A última noite de Boris Grushenko
1976 - Testa de ferro por acaso
1977- Noivo neurótico, noiva nervosa ( Oscar de Melhor filme, melhor diretor e roteiro, BAFTA melhor diretor e melhor roteiro, Bodil de melhor filme americano)
1978- Interiores
1979- Manhattan ( BAFTA melhor roteiro, Bodil de melhor filme americano, César melhor filme estrangeiro)
1980 - Memórias
1982- Sonhos eróticos numa noite de verão
1983- Zelig ( Bodil de melhor filme americano, Prêmio Passineti de melhor filme)
1984 - Broadway Danny Rose ( BAFTA melhor roteiro, )
1985 - A rosa púrpura do Cairo ( Globo de Ouro melhor roteiro, BAFTA melhor roteiro, Bodil de melhor filme americano, Fipresci Cannes, César melhor filme estrangeiro)
1986- Hannah e suas irmãs ( Oscar de melhor roteiro original, BAFTA melhor diretor e melhor roteiro,  Bodil de melhor filme americano)
1987 - Rei Lear
1987 - A era do rádio
1987 - Setembro
1988 - A outra
1989 - Contos de Nova Iorque 
1989-Crimes e  Pecados
1990 - Simplesmente Alice
1991- Cenas de um Shopping
1992- Neblinas e sombras
1992- Maridos e esposas ( BAFTA melhor roteiro, )
1993- Um misterioso assassinato em Manhattan
1994- Tiros na Broadway
1995- Poderosa afrodite
1996- Todos dizem eu te amo
1997- Desconstruindo Harry
1998- Celebridades
1999- Poucas e Boas
2000- Trapaceiros
2001 - O escorpião de Jade
2002- Dirigindo no Escuro
2003 - Igual a tudo na vida
2004- Melinda e Melinda 
2005 - Ponto final : Match Point
2006 - Scoop: O grande furo
2007- Sonhos de Cassandra
2008- Vicky Cristina Barcelona ( Globo de Ouro melhor filme de Comédia,)
2009 - Tudo pode dar certo
2010- Você vai conhecer o homem dos seus sonhos
2011 - Meia noite em Paris ( Oscar de melhor roteiro original, Globo de Ouro de melhor roteiro)
2012 - Para roma com amor. 

Prêmio Leão de Ouro em Veneza, cem anos de cinema
Urso de Prata, Conjunto da obra
Prêmio Academy Fellowship
Academia americana de cinema, ator mais engraçado por Hannah e suas irmãs.
* Todos os filmes com nomes vermelhos são ganhadores de tais prêmios.

Tomara que vocês gostem desta nova coluna aqui no Heii!me. O que vocês acham dos filmes do Woody? Deixe seu comentário e até o próximo post. 

BEIJOS!!!
AMY XO

3 comentários :

  1. Ele não sabia o que era romance? Nem parece atualmente, ainda bem que aprendeu! Fiquei tão empolgado que vou até assistir alguns dos seu filmes.

    ResponderExcluir
  2. Tadinho, que nenhum filme dele tenha ganhado, muitos merecedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia todos os filmes com nomes em vermelho ganharam prêmios. Porém todos os filmes dele foram indicados para o BAFTA ou o Oscar ou o golden globe e outros, mas muitos não ganharam.

      Excluir