200 anos de Orgulho e Preconceito .

Olá gente!!

 Esse ano o livro " Orgulho e Preconceito" de Jane Austen, que se tornou um fenômeno mundial e fez de Jane a maior autora feminina de todos os tempos. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre esse obra,  mas vou logo adiantado, se você nunca leu deve ler.

 Orgulho e Preconceito é um romance britânico de Jane Austen publicado em 1813. Primeiramente foi chamado First Impressions mas nunca foi publicado sob este título, Jane intitulou o livro de Pride and Prejudice na revisão dos livros, dizem que o livro foi entitulado assim por causa do último capítulo do livro Fanny Burney de Cecilia chamado Pride and Prejudice. Acredita-se que foi vendido cerca de 20 milhões de cópias no mundo.

PrideAndPrejudiceTitlePage.jpg
Primeira edição.

No início do romance, Mr. Bingley, um jovem e saudável cavalheiro, aluga uma propriedade no campo chamada Netherfield, perto dos Bennet. Ele chega à cidade acompanhado de sua irmã, Caroline Bingley, e de um amigo, Mr. Darcy. Enquanto Bingley é bem recebido pela comunidade, Darcy mantém uma postura mais distante e desconfiada com relação às pessoas do campo. Bingley e Jane Bennet iniciam um relacionamento, a despeito das interferências inadequadas e embaraçosas de Mrs. Bennet e da oposição da irmã de Bingley, que considera Jane socialmente inferior. Enquanto isso, Elizabeth é “ferida” pela rejeição de Darcy durante uma dança local, e decide rebater a indiferença dele com sua perspicácia e espirituosidade.
Elizabeth começa, por sua vez, uma amizade com Mr. Wickham, um oficial que tem animosidades com Darcy. Wickham conta a ela que foi maltratado pelo mesmo, e Elizabeth imediatamente soma tais informações entre os motivos de seu ódio a Darcy. Ironicamente, mas sem o conhecimento dela, Darcy começa a se interessar, aos poucos, por Elizabeth.
Quando Bingley parece resolvido a propor casamento a Jane, ele deixa repentinamente Netherfield, deixando Jane confusa e desapontada. Elizabeth se convence de que as irmãs de Bingley e Darcy conspiraram para separar os dois apaixonados.
Após a partida de Bingley, Mr. Collins, o primo das Bennet que herdará Longbourn, chega e fica um tempo com os Bennets; ele é um clérigo apadrinhado de Lady Catherine de Bourgh, tia de Darcy, e além de ter vindo visitar sua patronesse, vem escolher, entre as irmãs Bennet, uma esposa. Mr. Bennet e Elizabeth não aprovam o seu comportamento egoísta e pedante; Collins se interessa por Jane, mas quando sabe de suas pretensões por Bingley, se volta para Elizabeth, a quem propõe casamento. Elizabeth o rejeita, para desgosto da inadequada Mrs. Bennet. Collins, então, propõe casamento para a amiga íntima de Elizabeth, Charlotte Lucas, que aceita.

Mediante a veemência das acusações de Elizabeth, Darcy lhe escreve uma carta, justificando suas ações. A carta revela, também, que Wickham dissipara seus bens, os quais o pai de Darcy concedera, e depois o acusara. Para se vingar da família de Darcy, Wickham seduzira sua jovem irmã Georgiana—para ganhar sua mão e a fortuna, persuadindo-a a fugir com ele—e depois a abandonara. Sobre Bingley e Jane, Darcy justifica suas ações sob a alegação de que Jane não parecia demonstrar reciprocidade no relacionamento com Bingley.Na primavera, Elizabeth acompanha Charlotte e seu primo à paróquia de Kent, que é vizinha de Rosings Park, a grande mansão da tia de Mr. Darcy, Lady Catherine de Bourgh. Ao visitar Lady Catherine, Mr. Darcy encontra Elizabeth, e ela acaba descobrindo que ele foi a causa da separação de Bingley e Jane. Depois, Darcy admite seu amor por Elizabeth e se declara, mas essa o recusa, sob a alegação de ele ter separado sua irmã de Bingley.
Darcy admite antevir desvantagens na ligação com a família de Elizabeth, especialmente com sua embaraçosa mãe e suas jovens irmãs. Após ler a carta, Elizabeth admite não depositar muita credibilidade nas ações de Wickham, e que suas primeiras impressões sobre Darcy podem não estar certas, e retorna para casa.
Alguns meses mais tarde, durante um passeio por Derbyshire com seus tios, Elizabeth visita Pemberley, a casa de Darcy. A caseira de Darcy, uma velha senhora que o criou desde a infância, presenteia Elizabeth e seus parentes com uma impressão benevolente e correta do caráter de Darcy. Inesperadamente, ele chega e trata Elizabeth e seus parentes com cordialidade, apresentando sua irmã Georgiana.
As relações entre Elizabeth e Darcy são interrompidas quando Lydia, a jovem irmã de Elizabeth, foge com Wickham que, na verdade, não tem planos de casar com ela. Tal fato pode significar a ruína da família dos Bennet. Sob a intervenção do tio de Elizabeth, porém, Lydia e Wickham se casam, e após o casamento, visitam Longbourn. Enquanto conversa com Elizabeth, Lydia comenta a presença de Darcy em seu casamento e, surpresa, Elizabeth acaba descobrindo que o verdadeiro responsável pelo casamento e pela salvação da honra de sua família foi Darcy.
Algum tempo depois, Bingley e Darcy retornam, Bingley propõe casamento a Jane, e há rumores de que Darcy proporá casamento a Elizabeth. Lady Catherine vai até Longbourn e confronta Elizabeth, ameaçando-a para que não aceite a proposta de Darcy. Elizabeth recusa obedecê-la e, quando Darcy a visita e lhe propõe casamento, ela aceita.

Popularidade Na época do lançamento

O romance foi bem recebido na época, e Jan Fergus o chama "her most popular novel, both with the public and with her family and friends" ("seu romance mais popular, tanto com o público, quanto com sua família e amigos"), e David Gilson, em A Bibliography of Jane Austen (Clarendon, 1982), revela que Pride and Prejudice foi referido como “o romance elegante” por Anne Isabella Milbanke, esposa de Lord Byron.

Popularidade Hoje em dia.


  • Em 2003, a BBC conduziu uma votação para o "UK's Best-Loved Book", em que Pride and Prejudice ficou em 2º lugar, depois apenas de The Lord of the Rings ( Senhos dos anéis).
  • Em 2008, entre mais de 15.000 leitores australianos, Pride and Prejudice figurou como 1º em uma lista dos 101 melhores livros já escritos.


Adaptações 


Cinema

  • 1940 - Pride and Prejudice, estrelando Greer Garson e Laurence Olivier.
  • 2003 - Pride & Prejudice: A Latter-Day Comedy, estrelando Kam Heskin e Orlando Seale .
  • 2004 - Bride & Prejudice, estrelando Aishwarya Rai, Martin Henderson, Nadira Babbar e Alexis Bledel. Produção de Bollywood, indústria do cinema indiano.
  • 2005 - Pride and Prejudice, dirigido por Joe Wright e estrelando Keira Knightley (indicada ao Oscar pela interpretação) e Matthew Macfadyen.

Televisão.





  • 1980- Pride and Prejudice, estrelando Elizabeth Garvie e David Rintoul.
  • 1995 - Pride and Prejudice, da BBC, feito para TV, estrelando Jennifer Ehle e Colin Firth.


    Teatro

    • 1936 – Versão teatral criada por Helen Jerome no St. James's Theatre, em Londres, estrelando Celia Johnson e Hugh Williams.
    • 1959 - First Impressions foi uma versão musical da Broadway, estrelando Polly Bergen, Farley Granger, e Hermione Gingold.
    • 1995 – Um álbum musical escrito por Bernard J. Taylor, com Peter Karrie no papel de Mr Darcy e Claire Moore no papel de Elizabeth. Bennet.
    • 2008 - Jane Austen's Pride and Prejudice, The New Musical foi apresentado em concerto em 21 de outubro em Rochester, Nova Iorque, com Colin Donnell como Darcy.

    Livros.

    Existem várias adaptações não fiéis ao original, porém inspirado pelo livro,
    Entre os livros inspirados em Pride and Prejudice podem ser citados:
    • Mr. Darcy's Daughters e The Exploits and Adventures of Miss Alethea Darcy, de Elizabeth Aston
    • Pemberley: Or Pride and Prejudice Continued e An Unequal Marriage: Or Pride and Prejudice Twenty Years Later de Emma Tennant
    • The Book of Ruth , de Helen Baker
    • Precipitation - A Continuation of Miss Jane Austen's Pride and Prejudice , de Helen Baker
    • Pemberley Remembered, de Mary Simonsen
    • Mr. Darcy Takes a Wife, de Linda Berdoll.
    • Pride and prejudice and zombies, de Seth Grahame-Smith.
    • Pride/Prejudice, Ann Herendeen.


    Algumas curiosidades sobre o filme



    • Joe Wright não estava inicialmente interessado em Keira Knightley para interpretar Elizabeth, acreditando que ela era muito atraente. Ele mudou de idéia após conhecê-la, decidindo que sua atitude moleca seria perfeita para o papel .




    •  Keira Knightley estava se preparando para seu papel em Domino (2005), enquanto ela estava filmando O&P, e já tinha cortado o cabelo. Ela teve que usar um aplique durante as últimas semanas de filmagem e mangas compridas para esconder seus músculos.
    •  A cena mesa de jantar na casa de Lady Catherine foi a primeira cena filmada. A conversa de Elizabeth com Mr. Wickham sob a árvore foi a última. As filmagens naquele local, Burghley House em Linconshire, durou de 18 a 22 de julho de 2004, segundo o site da casa. No filme (e no livro), a casa é chamada Rosings. O filme foi gravado quase inteiramente em locações; o único cenário construído para o filme foi o salão da Assembléia Meryton onde Darcy e os Bingleys são introduzidos pela primeira vez, porque os salões de assembléia desse tipo já não existem mais na Inglaterra, ou pelo menos muito difícil de encontrar hoje em dia. A construção do cenário também permitiu que a equipe o construísse em suas especificações exatas. Filmar em um local real que fosse estreito teria sido incrivelmente difícil de qualquer maneira.
    • Todas as seqüências exteriores de Pemberley e algumas do interior, incluindo a galeria de escultura, foram filmadas em Chatsworth House, propriedade do duque de Devonshire. Como a casa funciona como uma casa residência privada e também é a mansão mais visitada da Inglaterra, várias cenas do interior não poderiam, no entanto, serem feitas lá e foram em vez filmadas em Wilton House, Wiltshire.
    •  No início do filme, Elizabeth é mostrada lendo um romance intitulado “Primeiras Impressões” – este foi o título original de Jane Austen de seu romance antes que ela o alterasse para “Orgulho e Preconceito”. Além disso, o texto das páginas visíveis é legível quando em pausa, é o último capítulo de Orgulho e Preconceito, com nomes alterados.
    •  A cena onde Bingley ensaia a proposta de casmaento a Jane foi improvisada. Inicialmente, era para ser mais curta, mas Simon Woods foi tão bom que a cena foi alongada.
    • Rosamund Pike foi a primeira escolha de Joe Wright para o papel de Jane. Ela recusou o papel de Rita Skeeter em Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005) para este filme.
    • O final do filme nos EUA foi classificado como o melhor final de filme de todos os tempos pela Entertainment Weekly.
    • Romola Garai (Emma-2009) fez teste para o papel de Elizabeth Bennet. Em uma nota Joe Wright que estava “relutante” em escalar Simon Woods como o Sr. Bingley, já que ele havia tido um relacionamento com a atriz Rosamund Pike (Jane): “Eu tentei muito não escalar o Simon, mas eu sabia que ele era perfeito . Finalmente liguei para a Ros e perguntei se ela se importava, e ela disse: “Absolutamente não”. Eles não se viam há dois anos mas no dia seguinte eles estavam dançando juntos. Foi lindo.”.
    • Matthew Macfadyen não leu “Orgulho e Preconceito” antes de gravar a adaptação para o cinema. Em vez disso, ele baseou o personagem de Mr. Darcy no script.



    Capas pelo mundo

    Alemanha                                 Itália                                    Dinamarca

                                                              Estados Unidos
                                                             Inglaterra


    Trailer do filme de 2005, legendado



    Trecho do seriado da BBC



    Tomara que vocês gostem , eu me apaixonei pela história assim que eu vi o filme . Foi tão bom, que se tornou um dos meus favoritos.

    Comentem !

    BEIJOS

    AMY XO

    Nenhum comentário :

    Postar um comentário