Hoje eu vim falar de um poeta de Tumblr e Facebook. Caio Fernando de Abreu domina o Face com suas frases e filosofias, apesar de não ter tanta história , vamos conhecer um pouquinho sobre ele.
Caio Fernando Loureiro de Abreu nasceu em Santiago, 12 de setembro de 1948 e morreu em Porto Alegre, 25 de fevereiro de 1996 foi um jornalista, dramaturgo e escritor brasileiro.
Escritor muito importante da nossa geração, a obra de Caio Fernando Abreu, escrita num estilo econômico e bem pessoal, fala de sexo, de medo, de morte e, principalmente, de angustiante solidão. Apresenta uma visão dramática do mundo moderno e é considerado um "fotógrafo da fragmentação contemporânea", por esse motivo faz tanto sucesso entre os jovens.
Caio Fernando Abreu estudou Letras e Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no entanto, ele abandonou ambos os cursos para trabalhar como jornalista de revistas de entretenimento, Nova, Manchete, Veja e Pop, além de colaborar com os jornais Correio do Povo, Zero Hora, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo.
Em 1968, foi seguido pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), Caio refugiou-se no sítio de uma amiga, a escritora Hilda Hilst, em São Paulo. No início da década de 1970, ele se exilou por um ano na Europa, morando, respectivamente, na Espanha, na Suécia, nos Países Baixos, na Inglaterra e na França.
Em 1974, Caio Fernando Abreu retornou a Porto Alegre. Chegou a ser visto na Rua da Praia usando brincos nas duas orelhas e uma bata de veludo, com o cabelo pintado de vermelho. Em 1983, mudou-se para o Rio de Janeiro e, em 1985, para São Paulo. A convite da Casa dos Escritores Estrangeiros, ele voltou à França em 1994, regressando ao Brasil no mesmo ano, ao descobrir-se portador do vírus HIV. Abreu era declaradamente homossexual em plena época da Ditadura Militar no Brasil ( isso lhe deve ter causado problemas.).
Em 1995, Caio Fernando Abreu se tornou patrono da 41.° Feira do Livro de Porto Alegre.
Um ano depois, Caio Fernando Abreu voltou a viver novamente com seus pais, tempo durante o qual se dedicaria à jardinagem, cuidando de roseiras. Faleceu em 25 de fevereiro de 1996,Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre, no mesmo dia em que Mário de Andrade. Seus restos mortais jazem no Cemitério São Miguel e Almas.
Obras
- Semana de Artes Modernas
- Inventário do Irremediável, contos;
- Limite Branco, romance;
- O Ovo Apunhalado, contos;
- Pedras de Calcutá, contos;
- Morangos Mofados, contos;
- Triângulo das Águas, novelas;
- As Frangas, novela infanto-juvenil;
- Os Dragões não conhecem o Paraíso, contos;
- A Maldição do Vale Negro, peça teatral;
- Onde Andará Dulce Veiga?, romance;
- Bien loin de Marienbad, novela;
- Ovelhas Negras, contos;
- Mel & Girassóis, antologia;
- Estranhos Estrangeiros, contos;
- Pequenas Epifanias, crônicas;
- Teatro Completo;
- Cartas, correspondência;
- Dov'è finita Dulce Veiga, romance;
- Molto lontano da Marienbad, contos;
- I Draghi non conoscono il Paradiso, contos;
- Pra sempre teu, Caio F.
"Que te dizer? Que te amo, que te esperarei um dia na rodoviária, num aeroporto, que te acredito, que consegues mexer dentro-dentro de mim? É tão pouco. Não te preocupa. O que acontece é sempre natural - se a gente tiver que se encontrar, aqui ou na China, a gente se encontra. Penso em você principalmente como minha possibilidade de paz - a única que pintou até agora, “nesta minha vida de retinas fatigadas”. E te espero. E te curto todos os dias. E te gosto. Muito."
Caio Fernando de Abreu
"Eu sei que vou. Insisto na caminhada. O que não dá é pra ficar parado. Se amanhã o que eu sonhei não for bem aquilo, eu tiro um arco-íris da cartola. E refaço. Colo. Pinto e bordo. Porque a força de dentro é maior. Maior que todo mal que existe no mundo. Maior que todos os ventos contrários. É maior porque é do bem. E nisso, sim, acredito até o fim. O destino da felicidade, me foi traçado no berço"
Caio Fernando de AbreuNunca li nada do Caio, acredite se quiser, mas ele vem se popularizando na rede.
Por enquanto é só tomara que vocês gostem. Participem da nossa promoção.
Beijos!!AMY XO
Nenhum comentário :
Postar um comentário