Na real : Código Da Vinci

Olá gente!

Todos nós que já ouvimos falar, pelo menos, de O código Da Vinci, sabemos que o livro é cheio de símbolos, e nós sempre ficamos curiosos.
 Os menos curiosos, não corre no Google para procurar, mais eu fiz isso e vou postar tudo aqui para vocês.

Um dos primeiros quadros desvendados no livro é " A madonna das rochas", a versão recusada de " A virgem das rochas".

A Madonna das Rochas x A virgem das Rochas



Madonna das rochas (á esquerda) Leonardo pintou o momento em que o pequno João Baptista, com proteção do anjo Uriel, conhece a sagrada família no Egito. Porém, Da Vinci polemizou a cena. 
A posição de João Baptista dá a imprensão de que é João que está abençoando Jesus, a mão de Maria, sobre o ombro de Jesus,assemelha-se a uma garra de Condor, a outro mão de Maria, detalhe mais perturbador da obra, parece uma garra segurando uma cabeça invisível, logo cortada pela mão de Uriel, que aponta para Jesus.
Comparada, á segunda versão (á direita) e mais aceita da pintura, onde João segura o símbolo estandarte da evangelização em Cristo, Maria parece empurrá-lo para Jesus e Uriel parece proteger o menino Jesus, Maria parece abençoar seu filho e receber a benção dele.

A linha rosa em Saint- Sulpice

Essa é a famosa igreja de Saint-Sulpice, onde acontece as primeiras cenas do livro.

No livro Silas descreve a linha da rosa, onde provavelmente estaria a pedra chave do Priorado e diz que a linha vai até obelisco de Saint-Sulpice.
Esse é o Obelisco.
E essa é a linha, que cai até o obelisco, como vocês podem ver.

Martelo das Feiticeiras.

Robert Langdon durante uma conversa, explica sobre a criação das bruxas e o rebaixamento da figura feminina na sociedade. Nessa conversa ele cita o livro, O martelo das Feiticeira , como o precursor desse movimento , anti-feminista.

O livro é ma espécie de manual de diagnóstico para bruxas, publicado em 1487, dividindo-se em três partes: a primeira ensinava os juízes a reconhecerem as bruxas em seus múltiplos disfarces e atitudes; a segunda expunha todos os tipos de malefícios, classificando-os e explicando-os; e a terceira regrava as formalidades para agir “legalmente” contra as bruxas, demonstrando como inquiri-las e condená-las.Malleus Maleficarum foi compilado e escrito por dois inquisidores dominicanos, Heinrich Kraemer e James Sprenger. Os autores fundamentavam as premissas do livro com base na bula Summis desiderantes, emitida pelo Papa Inocêncio VIII em 5 de dezembro de 1484, o principal documento papal sobre a bruxaria. Nela, Sprenger e Kramer são nomeados (Iacobus Sprenger e Henrici Institoris) para combater a bruxaria no norte da Alemanha, com poderes especiais
Sim, o livro realmente existiu!!!


Santo Graal e a linhagem Sagrada

Outro livro citado no Código Da Vinci, é o Santo Graal e a Linhagem sagrada, que eu achei muito interessante também.

O original foi publicado pela primeira vez em 1982 por Jonathan Cape em Londres. A continuação do livro, chamado The Messianic Legacy  foi publicado em 1987. Um dos livros, de acordo com os autores, influenciou o projeto L'Or de Rennes (mais tarde publicado como Le Trésor Maudit), escrito em 1967 por Gerard de Sede, com a colaboração de Pierre Plantard.
Neste livro, os autores apresentam a hipótese de que o Jesus histórico se casou com Maria Madalena, tiveram um ou mais filhos, e que as crianças ou os seus descendentes emigraram para a atual região sul da França. Uma vez lá, eles se envolveram com as famílias nobres que acabariam por tornar-se a dinastia merovíngia, cuja pretensão especial para o trono da França é defendida hoje por uma sociedade secreta chamada Priorado de Sião.
Desde a sua publicação tornou-se um bestseller internacional, The Holy Blood and the Holy Grail despertou o interesse de um número de idéias relacionadas com a sua tese central. A resposta dos historiadores profissionais e acadêmicos de áreas afins foi universalmente negativa. Argumentaram que a maior parte dos créditos antigos, mistérios e teorias conspiratórias apresentadas como fatos são pseudo-históricas. No entanto, essas idéias foram consideradas blasfemas suficiente para que o livro fosse proibido em alguns países de maioria católica como as Filipinas.

Eu não acredito em nada disso, mas achei esse livro, muito interessante.


O criptex

O criptex foi uma das coisas que mais me causou interesse em O código da Vinci.



Quer esconder um segredo mortal? Construa seu próprio Criptex!
 O vídeo está inglês, eu acho que dá para entender, mas se você não conseguir, tem um monte em português na internet. Eu achei esse o mais parecido.



De olhos bem fechado e o " Hiero Gamos"

Hiero Gamos é um dos rituais do Priorado de Sião, Sophie se assusta quando vê seu avó praticando o ritual e corta suas relações com ele. 
 Não vou postar fotos ou vídeos sobre ele, pesquise se quiser.
 O filme de "Olhos bem fechados" com Tom Cruise, mostra muito vagamente, esse ritual. 
 A união espiritual, para alcançar Deus,  pelo sexo, isso é basicamente o Hiero Gamos.

Outros lugares citados no livro foi a Temple Church, onde está o corpo dos cavaleiros templários.






E a capela Rosslym, onde termina o livro.



E o principal , o museu do Louvre.
 


Claro que tem mais coisa, mas essas são as coisas mais importantes do livro.


 Espero que vocês tenham gostado, eu vou tentar fazer isso com os lugares e símbolos que aparecem nos livros. 

Beijos                          





4 comentários :