A obra de ... Jane Austen

Olá!!!

No mês de aniversário do livro " Orgulho e Preconceito", eu tinha que fazer a coluna de hoje em homenagem a escritora de tantos outros sucessos.
 Vamos conhecer um pouco mais Jane Austen ?

Jane Austen nasceu no Reino Unido, na cidade de Steventon em 16 de Dezembro de 1775 e morreu em Winchester no dia 18 de Julho de 1817 aos 41 anos.
 Jane ficou famosa por seus personagens e a ironia utilizada ao descreve-los, fazendo grande sucesso até hoje e tendo suas obras constantemente como objeto de estudo.

 Sua família fazia parte da burguesia agrária, que inspirou Jane em todas as suas obras, que sempre gira em torno do casamento da protagonista.
 Com personagens, aparentemente, inocentes, com uma grande possibilidade de interpretações, é considerada uma escritora conservadora apesar da crítica feminista reconhecer a dramatização do pensamento sobre a educação da mulher. Hoje, Jane é considerada a maior escritora de todos os tempos.

Vida

 Jane Austen era filha de George Austen e Cassandra e tinha 6 irmãs. Foram encontradas cartas entre Jane e sua irmã mais velha, as duas eram confidentes.

Em 1785, Jane e sua irmã foram para o internato Reading, que pode ser a inspiração para o internato Sra. Goddard de Emma.
 Em casa o pai de Jane, reverendo Austen, tinha uma biblioteca, que segundo a própria Jane, toda a família era ávida por ler romancer e não se envergonhavam disso. 
 Jane lia Fielding, Richardson e Frances Burney. O título de " Orgulho e Preconceito" foi retirado de uma frase do romance Cecilia da autora Burney.
 Os Austen fizeram representações teatrais, Jane escreveu Juvenilia, para divertir sua familia, até que , entre 1795 e 1799 começou a escrever as primeiras versões de Sense ans Sensibility, Pride and Prejudice e Nothanger Abbey com os nomes de Elinor and Marianne, First Impressions e Susan.
 Jane Austen teve um rápido relacionamento com Thomas LeFroy ( parente irlandês de uma amiga), aos 20 anos que terminou em 1796. 
  Em 1800, seu pai decidiu mudar-se para Bath, nas viagens para á costa Jane conheceu um homem que se apaixonou por ela, porém, quando decidiram se encontrar novamente ele morreu, o que pode ter inspirado a obra Persuasion.
 Jane ficou noiva em 1802, porém rompeu em pouco tempo. Sua irmã Cassandra, estava noiva de Thomas Fowle, porém o rapaz morreu de febre amarela e nenhuma das duas se casaram.
Em 1803, Jane vendeu o livro Northanger Abbey, e o livro foi publicado 14 anos depois. 
 Após a morte de seu pai, a família Austen foi morar em Hampshire, e Jane retomou a escrita de Sense and Sensibility, que foi aceita por um editor em 1809 ou 1810, que foi publicado anônimamente com o pseudônimo, By a Lady.
 Depois do sucesso de Sense and Sensibility, Jane vendeu Pride and Prejudice publicado em 1813. A autora começou a trabalhar em Mansfield Park, com venda de todos os exemplares em 6 meses e começou a escrever Emma.
 Em dezembro de 1815 foi publicada Emma, dedicada ao príncipe regente ( pedido do próprio doutor do princípe) e, no ano seguinte, uma nova edição de Mansfield Park. A segunda não teve o êxito das obras anteriores.
  Austen começou Persuasion em agosto de 1815, mas um ano depois começou a se sentir mal. No início de 1817 começou Sanditon, porém teve que abandonar a obra por seu estado de saúde. Para receber tratamento médico foi levada a Winchester, onde faleceu em 18 de julho de 1817.
Suas últimas palavras foram: "Não quero nada mais que a morte". Tinha 41 anos.
 Jane deixou tudo para Cassandra. Jane morreu do doença de Addison e foi enterrada na Catedral de Winchester. Na catedral foi colocada uma placa dizendo " Ela abriu a boca com sabedoria e em sua língua reside a lei da bondade. "

Na British Library também em Londres, pode-se encontrar uma caderneta presenteada por seu pai, ilustrada por Cassandra, sua irmã, onde Jane escreveu suas primeiras histórias. Também se encontram ali manuscritos dos últimos capítulos de “Persuasión”, e um pequeno escritório em madeira.
Existem dois museus dedicados a Jane Austen. O "Jane Austen Centre", em Bath, é um museu público situado em uma casa georgiana em Gay Street, a alguns metros do número 25, onde residiu Austen em 1805. O outro, "Jane Austen's House Museum", na cabana de Chawton, em Hampshire, lugar onde viveu a escritora de 1809 até 1817.
A existência de cadernos de notas contendo relatos assinala que o talento despertou em tenra idade. Em 1791, aos 16 anos, já dispunha de um bom número de exemplares armazenados; seus primeiros trabalhos se caracterizam por ser de uma extensão ligeiramente inferior às suas obras mais maduras, e por estarem em um inglês mais simples, fácil e livre de ornatos próprios de muitos escritores.
Sendo de uma família que promovia a aprendizagem, a leitura e as letras, Austen desenvolveu um talento especial que a levou ao desejo de compor textos, sempre representando neles os valores familiares que ela achava importantes.
Em sua concepção de educação, tal como expressou em seus romances, o modelo dos pais exemplares era suficiente para moldar a boa conduta dos filhos. Não acreditava estritamente na figura de tutor, tão comum na época, para criar as crianças, e assim o manifestou nas palavras de Elizabeth, a protagonista de Pride and Prejudice: "Não temos tutor, fazemos tudo por nós mesmos" (comentário dirigido à Lady Catherine de Bourgh, que reage surpresa). É evidente que Austen, apesar de seu isolamento literário, não era alheia às tendências de seu tempo, e assim o revela em suas obras, sobretudo com relação à figura feminina. Também em Pride and Prejudice, surge um debate entre os personagens, quando Elizabeth discute com Mr Darcy, Mr e Miss Bingley, e Mrs Hurst em NetherField sobre o que comumente era o protótipo de dama ideal. Para a aristocracia, um bom modelo era o de uma mulher culta, que saiba falar idiomas modernos, que entenda de música, de estilo, de vários temas, e que tenha certo carisma e expressão que a favoreçam. Frente a isso, Elizabeth põe em dúvida se existe uma mulher capaz de ter todas essas qualidades ao mesmo tempo, ao que responde: “Não duvido que conheçais apenas uma dezena; duvido que conheçais alguma”.

Obras
Razão e Sensibilidade - 1811
Orgulho e Preconceito - 1813
Mansfield Park - 1814
Emma - 1815
A abadia de Northanger - 1818
Persuasão - 1818


Obras da Juventude ( obras executadas para sua família )

The three sisters
Love and Freindship - o erro da escrita é estuda até hoje ( freindship ao invés de friendship )
The History of England
Catherine, or the Bower
The beautiful Cassandra

Obras curtas

Lady Susan
The Watson
Sanditon

Especial

SenseAndSensibilityTitlePage.jpgPrideAndPrejudiceTitlePage.jpg
Primeira edição de Razão e sensibilidade, orgulho e preconceito.
EmmaTitlePage.jpgNorthangerPersuasionTitlePage.jpg
Primeira edição de Emma e Persuasão.
Última casa e museu de Jane Austen
\
Registro de nascimento de Jane
Filmes baseados nos livros de Jane Austen.

Por enquanto foi isso gente! Beijos!!!

AMY XO



2 comentários :

  1. Ainda não li nenhum livro dela (você já leu? Tem resenha?), mas pelos 200 anos muita gente está comentando e já entrou pra minha lista.


    Livráticos

    ResponderExcluir
  2. Amanda eu não li ainda não , mais assisti todos os filmes e adorei!! Quero comprar uma coleção que tem todos os livros.

    ResponderExcluir