A obra de... Douglas Adams

Oiee!!

 Faltando 7 dias para o dia da toalha, o nosso homenageado de hoje é Douglas Adamas, o fã de Doctor Who e eterno mentor de Guia de Mochileiro das galáxias. Peguem suas toalhas, seu guia e vamos embarcar para o restaurante no fim do universo.

Douglas Noël Adams nasceu em Cambridge no dia 11 de março de 1952 e morreu em Santa Bárbara no dia 11 de maio de 2001. Escritor de ficção científica/ comédia britânico ficou conhecido pela sua trilogia de cinco, o guia do mochileiro das galáxias. Adams também escreveu esquetes para série Monty Python's Flying circus.
 Também conhecido por ser um ativista ambiental e ateísta radical, amande de possantes, câmeras e todos os eletrônicos. No livro " Deus um delírio" o autor Richard Dawkins, dedicou-lhe o livro e disse que Douglas compreendeu a teoria da evolução e tornou-se ateísta.

FIlho de pais divorciados, Janet Donovan e Chistopher Douglas Adams, mudou-se para a casa dos avós maternos com a mãe e a irmã, sua avó mantinha a casa como refúgio para animais machucados da RSPCA, todo esse contato intensificou sua paixão por animais e sua asma.
 Adams começou a escrever após formar-se na Universidade de Cambridge em literatura inglesa, em 77 ele conhece Simon Brett, os dois decidem produzir procuramos humorísticos de ficção científico e " O guia do mochileiro das galáxias" tem seu ponta pé inicial. 
 Adams faleceu aos 49 anos de idade de um ataque cardíaco.


A obra começou como série radiofônica transmitida pela primeira vez no Reino Unido pela Radio 4, da BBC, em 1978, e mais tarde foi publicada (muito modificada e amplificada) numa Saga de romances em cinco partes.
Os cinco livros trazem um humor escrachado, no qual o autor usa situações hilárias e bizarras para ironizar a política, a burocracia, as pessoas e suas manias.
A Saga divide-se em 5 livros sendo eles:
  • The Hitchhiker's Guide to the Galaxy (O Guia do Mochileiro das Galáxias)
  • The Restaurant at the end of the Universe (O Restaurante no Fim do Universo)
  • Life, the Universe and Everything (A Vida, o Universo e Tudo Mais)
  • So long, and thanks for all the fish (Até logo, e Obrigado pelos Peixes)
  • Mostly Harmless (Praticamente Inofensiva)
Os cinco foram lançados no Brasil pela Editora Sextante: os três primeiros na época da estréia do filme, o quarto em dezembro de 2005 e o quinto em novembro de 2006.
Em 2005 foi lançado um filme baseado no primeiro livro, que teve Douglas Adams como uma espécie de "produtor honorário", pois ele ajudou no filme mas morreu antes de sua conclusão.
Também se debate se seu último livro, não terminado, The Salmon Of Doubt seria parte dessa série, formando assim uma Saga de seis livros.
Em 2009 Eoin Colfer continuou a saga do Guia com o livro intitulado E Tem Outra Coisa....

CURIOSIDADES
Doctor Who
Adam enviou um Script para a produção de Doctor Who em 1978, e foi contratado para escrever Planeta pirata. Ele também já havia tentado enviar um script de filme, chamado " Doctor Who e o Krikkitmen" que mais tarde se tornou seu livro " A vida, o universo e tudo mais". Adams se tornou então o editor do Sript da série na décima sétima temporada em 1979. Ao todo ele escreveu três seriados de Doctor Who estrelado por Tom Baker. 
  • O planeta dos piratas ( a segunda parte do arco " Key to time" , temporada 16.
  •  Cidade inda morte ( com Graham Williams como produtor, de uma estória escrita por David Fisher. Foi transmitido sob o pseudônimo de David Agnew. )
  • Shada ( Só parte filmada e não transmitida devido a conceitos autorais )

Em " A vida, o universo e tudo mais", dois personagens viajam no tempo e aterrissam no " Lord's Cricket Ground". A reação dos comentaristas da rádio foi bem parecido a reação deles á cena do 8 episódio de 65-66 " The Daleks ' Master Plan", que mostra a Tardis se materializando no jardim de Lord.
 QUando ele estava na escola, ele escreveu e atuou em uma peça chamada " Doctor Which".


MÚSICA

Adams, guitarrista, tem uma coleção de 24 guitarras para canhoto. Ele também estudou piano em 1960 com o mesmo professor de Paul Wickens, pianista de Paul McCartney ( e compositor de 2004- 2005, da série o guia do mochileiro, para a rádio.) Pink Floyd e Procol Harum teve grande importância em seus trabalhos.

PINK FLOYD

Adams incluiu uma referência ao Pink Floyd na versão original de rádio do Guia do Mochileiro, quando o personagem sobrevive a um desmoronamento de um planeta alienígena enquanto Marin, seu android, canta " Shine on you crazy Diamond" do Pink Floyd. Esta música foi retirada do CD. Adams também comparou os vários sons que Kakapo faz ao " som de estúdio do Pink Floyd"
 Sua biografia se chama " Wish you Were". Adams era amigo do guitarrista David Gilmour. 
 Adams foi convidado para tocar no show do Pink Floyd em Londres as músicas " Brain Damage" e " Eclipse", ele também escolheu o nome do albúm " The division Bell". Gilmour tocou em seu velório.



O cara era bom , só li três livros e acho a história incrível . 


Feliz dia da toalha para todos você, 

BEIJOS
AMY XO 




Nenhum comentário :

Postar um comentário