Como se escreve? Distopia.

Olá gente!!

 O post de hoje é sobre algumas características da distopia e pequenas dicas para escrever.
 Primeiro, se você não sabe o que é distopia dá uma olhadinha aqui . Eu escolhi a distopia porque além de ser um gênero que está em evidência, eu gosto muito e estou lendo uma, então vamos lá.
.
 Lembrando que não sou professora de literatura, não fui eu que criei essas regras, isso é só minha opinião de leitora e pesquisadora.

É difícil fazer esse tipo de post, por que não se tem uma fórmula para escrita e o que conta mesmo nessas horas é a criatividade, mas vou tentar fazer alguns outros, sobre gêneros dessa vez.

 Animated Gif on Giphy

  • Escolha um subgênero  O gênero distópico pode se adaptar á vários subgêneros. Estamos vendo nas livrarias distopias de jogos, de competição entre "princesas", de mudanças comportamentais, mundo dominado por drogas e muitos outros. Esse subgênero precisa ser definido na hora da escrita, afinal de contas fica estranho um livro sobre princesas que vão para os jogos vorazes disputar a "mão" do príncipe, mas tem que fazer cirurgia para alcançar a perfeição.
  • Explore outros trabalhos. Se você quer conhecer um pouco mais sobre seu estilo, leia ele. Se você quer escrever um jogos vorazes da vida, que tal ler divergente por exemplo?

  • Invente seu enredo e personagens. Como vocês devem saber, a distopia é caracterizada pela sociedade futurística, o resultado que os nosso atos acabaram causando. Como em jogos vorazes, a nulidade do povo levou ao domínio da capital. Então você deve seguir este modelo. O personagem principal quase sempre teve, ou tem , uma vida triste e mesmo passando por momentos de glória, ele está sempre com as mesmas questões e problemas na cabeça para resolver, com um final que favorece o lado fraco. Seus problemas na maioria das vezes envolvem outras pessoas, talvez uma geração inteira. Porém é óbvio, que você não vai escrever o mesmo que todo mundo, tem que ter aquele toque diferente, não é a mesmice que te faze ter sucesso e sim o diferencial.

  • Crie uma tensão durante o livro. Apesar de difícil, seria muito bom se você conseguisse criar uma tensão durante todo o livro, que te desse dúvidas no final e melhor ainda se acontecesse uma reviravolta bem no finalzinho da história, adoro quando isso acontece. Tudo isso traz mais curiosidade do leitor e faz com que além de só ler o seu livro, o leitor se torne fã e compre todos os outros.

              
E como todo mundo adora um final feliz, tem que rolar ele. Claro que você pode colocar um final não tão feliz, como em 1984, mas tem que ter um motivo para tudo dar errado. 
 Também é necessário saber qual é o seu público alvo, seu personagem não pode simplesmente não realizar seu sonho ou morrer tragicamente se for para jovens de 12 anos por exemplo, a maioria das pessoas nessa faixa etária quer entretenimento e magia, elas ainda não entendem o porque, não tentam enxergar através e isso pode fazer de seu livro um fracasso, assim não se faz livros para adultos sobre elefantes voadores.
 Animated Gif on Giphy

Galera, falando sério! 
É claro que você não escreve pensando no dinheiro, mas você também não escreve para deixar na gaveta, então solte a criatividade, se inspire no que você vê e escreve uma boa história, com nexo. Se você não criar seu próprio universo, pesquise as informações reais que você citar.

Tomara que lhes sirva de ajuda essas dicas. 

Comentem !

Beijos !!

AMY XO

Nenhum comentário :

Postar um comentário