Resenha Laranja Mecânica - Anthony Burgess

Olá gente!!!

 A resenha de hoje é um pouquinho diferente. Como laranja mecânica foi o melhor livro do mês, decidi fazer uma resenha dele. Vamos lá !


Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto. Ao lado de "1984", de George Orwell, e "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, "Laranja Mecânica" é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século XX. Adaptado com maestria para o cinema em 1972 por Stanley Kubrick, é uma obra marcante: depois da sua leitura, você jamais será o mesmo.
Agora em nova tradução brasileira.


Título: A clockwork orange          Editora: Aleph
ISBN: 9788576571360
Ano: 2012                                   Páginas: 352




-Escolha - resmungou uma goloz, rica e profunda. Videei que ela pertencia ao chapelão da prisão - Ele não tem nenhum escolha, tem? A preocupação consigo mesmo, o medo da dor física, o levaram a esse ato grotesco de autodepreciação Sua insinceridade estava clara. Ele deixa de ser malfeitor. Ele também deixa de ser uma criatura capaz de escolha moral. 
  - Isso são sutileza - o Dr. Brodsky meio que sorriu - Não estamos preocupados com o motivo, com uma ética superior. Estamos preocupados apenas em reduzir o crime...

- Eles sempre vão longe demais - ele disse, secando um prato meio distraído. - Mas a intenção é o verdadeiro pecado. Um homem que não pode escolher deixa de ser homem.



- Alguns de nós têm de lutar. Existem grandes tradições de liberdade a defender. Não sou homem de partidos políticos. Onde vejo a infância busco erradicá-la. Nomes de partidos nada significam. A tradição da liberdade significa tudo. As pessoas comuns deixarão isso passar, ah, sim. Elas venderão a liberdade por uma vida tranquila. É por isso que elas devem ser espicaçadas, espicaçadas... -

Liberdade de escolha é mesmo tão importante? O homem é capaz disso? O termo "liberdade" tem mesmo um significado intrínseco? São questões que preciso perguntar e tentar responder.

Talvez não tenhamos obrigação nenhuma de gostar de Beethoven ou de detestar Coca-cola, mas é, pelo menos, concebível que sejamos obrigados a não confiar no Estado. .... "Resista muito, obedeça pouco"

Beijos !!!

AMY XO


Nenhum comentário :

Postar um comentário