Acabei de ler um livro de Saramago e foi tão bom que corri aqui para contar para vocês um pouco mais sobre esse cara.
José de Sousa Saramago nasceu em Golegã no dia 16 de Novembro de 1922 e morreu em Lanzarote no dia 18 de Junho de 2010, foi escritor, argumentista, teatrólogo, ensaísta, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.
Saramago ganhou o Nobel da literatura em 1998, o Prêmio Camões, foi agradecido com o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant'Lago de Espada e elevado a Grande-Colar anos depois.
Foi membro do Partido comunista Português, director-adjunto do Diário de Notícias, um dos fundadores da Frente Nacional para a Defesa da Cultura, era conhecido por seu Ateísmo e Iberismo.
Nascido em Azinhaga, no concelho da Golegã, passou grande parte de sua vida em Lisboa, para onde se mudou aos 2 anos de idade. Com dificuldades financeiras ele não entrou na universidade, no entanto, mostrou interesse pelos estudos e cultura desde cedo. Formou-se em uma escola técnica, trabalhou como serralheiro mecânico, sempre fascinado pelos livros, visitava com frequência a biblioteca Municipal Central.
Aos 25 anos Saramago publica seu primeiro romance - Terra do Pecado ( 1947), nessa época Saramago era funcionário público. Em 1955, para aumentar sua renda, começou a fazer traduções de Hegel, Tolstói e Baudelaire entre outros. Seu segundo livro, Clarabóia permaneceu inédito até o seu lançamento, em 2011. Dezenove anos depois de escrever Clarabóia ele lança Os poemas Possíveis, e em 5 anos ele publica dois livros Provavelmente Alegria e O ano de 1993. Quando troca de emprego e entra no Diário de Notícias
Dos jornais restaram quatro crônicas: Deste mundo e do outro, A bagagem do viajante, As opiniões que o DL teve, Os apontamentos. A partir do ano de 1977, a carreira de Saramago ascende e o torna um dos autores portugueses de maior destaque.
Lançou então, Manual de pintura e caligrafia, mas ainda não foi o definidos de seu estilo. A marcas do estilo " Saramaguiano" só apareceu em Levantado do chão, onde o autor retrata a vida de privações da população pobre do Alentejo. Lançou 2 anos depois Memorial do Convento, livro que conquistou definitivamente seu público,
De 198 0 a 1991, o autor lançou O ano da morte de Ricardo Reis , sobre as andanças do heterónimo de Fernando Pessoa, A jangada de Pedra, Histórico do cerco de Lisboa e o Evangelho Segundo Jesus Cristo
Em 1995 a 2005, Saramago publicou seis romances: Ensaio sobre a cegueira, Todos os nomes, A caverna, O homem duplicado, Ensaio sobre a Lucidez, As intermitências da morte. Nessa época Saramago se aprofundou no questionamento da sociedade Capitalista e o papel da existência humana condenada á morte.
Livros
Romances
|
Livros de Poesia
- Os Poemas Possíveis, 1966
- Provavelmente Alegria, 1970
- O Ano de 1993, 1975
Crónicas
- Deste Mundo e do Outro, 1971
- A Bagagem do Viajante, 1973
- As Opiniões que o DL Teve, 1974
- Os Apontamentos, 1977
Viagens
- Viagem a Portugal, 1983
Peças teatrais
|
Contos
- Objecto Quase, 1978
- Poética dos Cinco Sentidos - O Ouvido, 1979
- O Conto da Ilha Desconhecida, 1997
Diários e memórias.
- Cadernos de Lanzarote (I-V), 1994
- As Pequenas Memórias, 2006
Eu acabei de ler Caim e achei incrível, principalmente o final. Logo logo terá resenha para vocês, mas por hoje é isso.
BEIJOS!!!
AMY XO
AMY XO
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirPassando para deixar um comentário rsrs
Amei teu blog !
Parabéns pelo post '-'
Beijos*-*
Território das garotas
http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/
Obrigada Polly, volte sempre
Excluir