Resenha Brumas de Avalon # 1 ( A senhora da magia) - Marion Zimmer Bradley

Olá !!

Faz exatamente uma semana que terminei de ler o primeiro volume de Brumas de Avalon. Apesar de escutar muitas pessoas elogiando o livro, só comprei porque estava em promoção na Submarino e mesmo assim não levei muita fé na história, mas , assim que comecei a lê-lo descobri que estava muito errada.


A Senhora Da MagiaNeste enorme e emocionante romance, a lenda do rei Artur é contada pela primeira vez através das vidas, das visões e da percepção das mulheres que nela tiveram um papel central. Igraine, Viviane, Guinevere, Morgana. Elas revelam, com as suas vidas e sentimentos,a lenda de Artur, como se fosse nova de, ao mesmo tempo, levam o leitor a integrar-se na história, de maneira natural e profunda. Assim, esta obra proporciona uma narrativa soberba de uma lenda, e a recriação dessa lenda, bem como a brilhante contribuição para a literatura do ciclo arturiano.

Título Original : The Mists of Avalon
Editora: Imago
ISBN: 9788531210372
Ano: 2008
Páginas: 252
Tradutor: Waltensir Dutra







Brumas de Avalon se passa na era Arturiana, um pouco antes na verdade, contanto o lado feminista da época e começa sua história por Igraine, mãe de Arthur
 Igraine é casada com Gorlois e vive em seu castelo junto com sua irmã Morgause. Mãe de Morgana, muito amada pela mãe mas não pelo pai que queria um filho homem, Igraine pertence a Ilha de Avalon, mas ao casar-se muito jovem com Gorlois vai se tornando , pouco a pouco, católica. Sua irmã sacerdotisa, Viviane, e seu pai, Merlim, a visitam e diz que ela está destinada a casar-se com um rei e deixar seu marido, apartir deste momento Igraine fica muito confusa. Tudo piora quando o rei morre e ela conhece Uther Pedragon, o futuro rei da Bretanha.
 Morgana, já mais velha e se sentindo abandonada pela sua mãe, principalmente após o nascimento de seu irmão, conhece Viviane e depois desse dia ela passa a adorar a tia. Viviane retorna então ao reino muitos anos depois, para ajudar sua irmã a cuidar do pequeno Arthur que sofreu um " acidente" de cavalo e convence Uther Pedragon a enviar Arthur para longe e Morgana para Avalon. Deste momento em diante Morgana passa a ser o foco da história, conhecemos melhor Avalon, as confusões de Morgana, vemos uma Igraine totalmente mudada e a luta contra o domínio da religião na Bretanha. Anos depois de seu treinamento como sacerdotisa, Morgana é a escolhida para o grande casamento, mas seu parceiro e o resultado do ritual, culmina em um final decisivo, deixando um gancho muito promissor para o próximo livro e todos os leitores curiosos.

Não achei o início da história interessantíssimo, mas continuei a ler e quando Igraine recebeu a notícia de seu futuro casamento, tudo começou a melhorar, Morgana também começou a se incluir mais na história e vemos desde o início uma menina bem geniosa e poderosa. 
 Pra mim Morgana e Viviane são as melhores personagens e a que menos gostei foi Igraine. Depois de conhecer Uther, várias cenas de agressão por parte de seu marido podem deixar você com uma raiva danada dele, mas também dela, mas da última vez que ela sofreu a reação dela foi muito legal.
 A descrição de Avalon por Morgana é tão boa que eu me senti lá, em um lugar lindo, mas também percebi que nem tudo é maravilhoso lá. O teor histórico e religioso é muito bem fundamentado e nos leva a acreditar que aquilo tudo é a mais pura verdade. 
 É bom ler uma história do Rei Arthur onde nem tudo gira em torno dele, de Lancelote e seus cavaleiros.
 Muito bom mesmo esse livro, toda a história, o ambiente, as falas, Uther Pedragon , no ínicio, me pareceu um príncipe rsrs.  Estou louca para ler o volume dois e vim aqui contar para vocês. 
Indicadíssimo e quem já leu, passa aqui para me contar.

BEIJOSSS!!!
AMY XO



Nenhum comentário :

Postar um comentário