Os vestibulares estão chegando, com o meu curso decidido e precisando passar, cada dia mais estou mergulhando neste universo literário, porém, não é só diversão. Por isso hoje vamos continuar com nossa coluna de escolas literárias, em ordem cronológica, e os livros e músicas que as representam .
Hoje falaremos sobre o Classicismo, que começou durante a época de expansão marítima, a expansão do capitalismo e a queda do feudalismo.
Como já diz o nome, o Classicismo retoma o período clássico, buscando a pureza, falava de amor, do bem, era racional, formal e equilibrado. Enfatizando a poesia, a mitologia ( como Homero, Virgílio e Horácio) , possui forte presença de adjetivos, retoma-se o paganismo e recorre-se aos livros gregos e romanos.
Alguns historiadores dizem que na arte concorrem duas forças o Classicismo ( Renascimento e Neoclassicismo) e o Romantismo
Talvez você conheça Luiz Vaz de Camões. Ele foi um dos principais escritores Classicistas, ele é o escritor de os Lusíadas, o maior símbolo do Classicismo português. Lusíadas descreve a viagem dos Portugueses as Indías com destaque para o povo português. Falando assim parece chato, eu li quando mais nova e gostei muito. É super recomendado para quem quer entender melhor essa época, se dar bem na escola ou simplesmente quer ler.
Existem outros autores com grande destaque: Antônio Ferreira, Bernardim Ribeiro, Fernão Mendes e João de Barros.
Tomara que tenha ajudado a vocês. Me digam o que vocês acharam .
BEIJOS!!!!
AMY XO
AMY XO
Nenhum comentário :
Postar um comentário