Resenha Ateneu - Raul Pompéia.

Olá gente!!!

Hoje a resenha é de um clássico nacional. O Ateneu. 

O Ateneu



O Ateneu constitui uma das obras-primas da literatura brasileira. Autobiográfico, o livro mostra o jovem autor como personalidade sensível que se transformou em crítico impiedoso do que viveu e viu na adolescência passada no colégio interno. A obra retrata o doloroso processo de transição da infância à idade adulta.


Editora: Martin Claret
ISBN: 8572323589
Ano: 2001
Páginas: 196






Por ser uma narrativa realista, onde visa-se o coletivo,  levando á idéia de que o colégio Ateneu é o personagem principal, entrentanto a história se inicia com o garoto, Sérgio, narrando, supondo-se, então, que o mesmo seja o personagem principal. 
 Porém, tenha atenção, de acordo com as características Realistas, não tem personagem principal.

Sérgio vai estudar em um novo colégio, localizado no Rio de Janeiro. Um colégio de elite ( presumo) e hierárquico, e seu primeiro símbolo de hierarquia é o diretor Aristarco. 
 Em um internato, longe de sua família, o Ateneu de início lhe parece um lugar um pouco assustador e o maior problema de Sérgio é a Solidão. No colégio masculino, o primeiro a conversar com Sérgio e lhe apresentar alguns colegas de classe é Rebelo. 
 Durante o livro, o menino conhece a homossexualidade, a malicia de certos garotos as voltas querendo se divertir. A cada capítulo algo diferente acontece no Ateneu. 
 O ápice do homossexualismo no livro é quando Sérgio conhece Alves, ele faz alusão a esse lado que existe dentro de si como se fosse uma forma de refúgio. Os dois parecem ter uma espécie de relação , embora não seja declarada, e nem explícita.
Após as férias, e com o tempo que passou no colégio, ele parece ter certa malícia ( necessária) para conviver no Colégio, para se sentir bem. 
 Enfim, o que aconteceu no Ateneu? Bem, esta é uma pergunta que não posso responder, nem posso falar muito sobre o livro se não perde a graça. Só posso garantir que é o melhor clássico brasileiro que já li ( garanto também que não li muitos, então... Sem críticas, por favor, mas gostei muito do livro )

 AH ! Sinceramente, para quem não gosta ou se sente incomodado com essa temática, não leia. Sejamos conscientes, do que nos agrada e o que é bom. 

 BEIJOS!!!!
Jana Schequenne.

Nenhum comentário :

Postar um comentário