Top 5 - Clássicos que você deveria ler antes de ... o mais rápido possível.

Olá gente!!

 Estou aqui novamente para dar umas dicas para vocês e dessa vez será dos livros mais legais que eu já li mesmo sendo negligenciados por muitos. Ler clássicos vai ajudar no seu futuro e é muito bom. Não sabe o que ler? Anota aí.

1- Os miseráveis - Victor Hugo
Os miseráveis é um livro do autor Francês Victor Hugo, eu o li quando tinha 13 anos e desde então já li 5 vezes, fiz peça e assistir todos os filmes. Acho a história desse livro fascinante e muito parecida com a realidade que vivemos.

 O fio condutor é o personagem de Jean Valjean, que, por roubar um pão para alimentar a família, é preso e passa dezenove anos encarcerado. Solto, mas repudiado socialmente, é acolhido por um bispo. O encontro transforma radicalmente sua vida e, após mudar de nome, Valjean prospera como negociante de vidrilhos, até que novos acontecimentos o reconduzem ao calabouço.


Se não me engano são dois livros enoormes. Eu li a versão resumida, ao lado, mas eu vou comprar a versão integral. Altamente indicada.







O livro baseou dois filmes. A versão de 1998 e a versão americana de tanto sucesso,





2 - O retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

O Retrato de Dorian Gray
O segundo livro que eu os indico é do Irlandês Oscar Wilde, eu li este livro recentemente e entrou para os meus favoritos somente pelo final inimaginável.

Dorian Gray é um belo e ingênuo rapaz retratado pelo artista Basil Hallward em uma pintura. Mais do que um mero modelo, Dorian Gray torna-se inspiração a Basil em diversas outras obras. Devido ao fato de todo seu íntimo estar exposto em sua obra prima, Basil não divulga a pintura e decide presentear Dorian Gray com o quadro. Com a convivência junto a Lorde Henry Wotton, um cínico e hedonista aristocrata muito amigo de Basil, Dorian Gray é seduzido ao mundo da beleza e dos prazeres imediatos e irresponsáveis, espírito que foi intensificado após, finalmente, conferir seu retrato pronto e apaixonar-se por si mesmo. A partir de então, o aprendiz Dorian Gray supera seu mestre e cada vez mais se entrega à superficialidade e ao egoísmo. O belo rapaz, ao contrário da natureza humana, misteriosamente preserva seus sinais físicos de juventude enquanto os demais envelhecem e sofrem com as marcas da idade. 


Também tem filme, mas ele não chega nem perto do livro até a história é diferente. Só assisti o primeiro , o antigo não assisti ainda.




3- O apanhador no campo de centeio - J.D Salinger

O Apanhador no Campo de CenteioConheço pessoas que leram e adoraram, vou comprar o meu  logo logo. Mas eu super indico pelo que já ouvi, nunca vi ninguém falando mal dele.

À espera no centeio (O Apanhador no Campo de Centeio na edição brasileira) narra um fim-de-semana na vida de Holden Caulfield, jovem de 16 anos vindo de uma família abastada de Nova York. Holden, estudante de um reputado internato para rapazes, volta para casa mais cedo no inverno depois de ter recebido más notas em quase todas as matérias e ter sido expulso. No regresso a casa, decide fazer um périplo adiando assim o confronto com a família. Holden vai refletindo sobre a sua curta vida, repassa sua peculiar visão de mundo e tenta definir alguma diretriz para seu futuro. Antes de enfrentar os pais, procura algumas pessoas importantes para si (um professor, uma antiga namorada, a sua irmãzinha) e tenta explicar-lhes a confusão que passa pela sua cabeça. Foi este livro que criou a cultura-jovem, pois na época em que foi escrito, a adolescência era apenas considerada uma passagem entre a juventude e a fase adulta, que não tinha importância. Mas esse livro mostrou o valor da adolescência, mostrando como os adolescentes pensam.



4- Admirável mundo novo - Aldous Huxley

Admirável Mundo NovoEu preciso ler esse livro, todas as pessoas que eu respeito literariamente me indicou esse livro, por isso confiando nessas pessoas e na minha grande vontade de ler, eu indico o Admirável mundo novo.

Ano 634 d.F. (depois de Ford). O Estado científico totalitário zela por todos. Nascidos de proveta, os seres humanos (pré-condicionados) têm comportamentos (pré-estabelecidos) e ocupam lugares (pré-determinados) na sociedade: os alfa no topo da pirâmide, os ípsilons na base. A droga soma é universalmente distribuída em doses convenientes para os usuários. Família, monogamia, privacidade e pensamento criativo constituem crime. Os conceitos de "pai" e "mãe" são meramente históricos. Relacionamentos emocionais intensos ou prolongados são proibidos e considerados anormais. A promiscuidade é moralmente obrigatória e a higiene, um valor supremo. Não existe paixão nem religião. Mas Bernard Marx tem uma infelicidade doentia: acalentando um desejo não natural por solidão, não vendo mais graça nos prazeres infinitos da promiscuidade compulsória, Bernard quer se libertar. Uma visita a um dos poucos remanescentes da Reserva Selvagem, onde a vida antiga, imperfeita, subsiste, pode ser um caminho para curá-lo. Extraordinariamente profético, "



O filme completo, para vocês assistirem.




5- Laranja Mecânica - Anthony Burgess

Laranja Mecânica
Este é um dos meus filmes favoritos, eu me apaixonei muito pela história e meu livrinho está chegando.

Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário. A estranha linguagem utilizada por Alex - soberbamente engendrada pelo autor - empresta uma dimensão quase lírica ao texto. Ao lado de "1984", de George Orwell, e "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, "Laranja Mecânica" é um dos ícones literários da alienação pós-industrial que caracterizou o século XX. Adaptado com maestria para o cinema em 1972 por Stanley Kubrick, é uma obra marcante: depois da sua leitura, você jamais será o mesmo.










Espero que vocês leem estes livros, assistam os filmes, e se gostarem me contem aqui embaixo, se não gostarem também.

BEIJOS!!

AMY XO

4 comentários :

  1. Ótimas dicas querida, livros que realmente te fazem amadurecer..... eu precisava e muito ler um desses rsrsrsrsr, mas quem sabe um dia chego ão seu Patamar de Laranja Mecânica ,D


    Bjokas

    Roberta Sheyler
    sonhosliterario.blogspot.com.br/2013/04/resenha-sob-luz-da-lua-andrea-cremer.html?showComment=1366144094190#c3048871464664533389

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles são muito bons , realmente abrem os olhos para o seu redor, as vezes ate incomoda em termos que admitir a realidade. Que isso, vai aplicando eles no seu dia a dia e em semanas você já me passou. Bjs querida!!

      Excluir
  2. Sem duvida alguma, Os Miseráveis é um dos melhores livros escritos, não sabia que havia um livro de Laranja Mecânica, isso mostra como Kubrick foi bom em fazer um filme que tivesse mais sucesso que o livro,e também quero lê O Apanhador no Campo de Centeio se alguém me emprestar, né?

    ResponderExcluir
  3. Eu preciso do Laranja mecânica, é um dos meus filmes favoritos. Pode deixar que eu empresto sim, assim que eu recebe-lo sabe.

    ResponderExcluir