Resenha O guia do mochileiro das galáxias - Douglas Adams

,


Olá gente!! 
 Que saudade de vocês!

Depois de muito tempo querendo ler o guia e escutando meus amigos dizerem o quão incrível ele era, entrei no submarino, encontrei uma super promoção e comprei logo todos.



Arthur Dent tem sua casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia, e parte pela galáxia com seu amigo Ford, que acaba de revelar que na verdade nasceu em um pequeno planeta perto de Betelgeuse.

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia 
disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.
Autor: Douglas Adams 
Título original: The Hitch hicker's  guide to the Galaxy
Editora: Arqueiro           ISBN: 9788599296943
Ano: 2010                     Páginas: 160

O guia do mochileira das Galáxias se passa em vários planetas mas tem seu início na terra.
 Arthur Dent está tranquilo em sua casa quando chegam homens para demoli-la, ele entra em desespero e deita em frente as máquinas para não passarem. Ford Prefect, seu amigo de muito tempo, chega e o chama para um bar, não entendo porque deveria sair dali com tanta urgência resistiu, mas depois cedeu e foi tomar uma bebida com seu amigão.

" - Como assim, nunca estiveram em Alfa do Centauro? Ora bolas, humanidade, fica só a quatro anos-luz daqui! Desculpem, mas, se vocês não se dão ao trabalho de se interessar pelas questões locais, o problema é de vocês. - Após uma pausa disse - Energizar os raios demolidores. 
 - Diabo de planeta apático - disse a voz - Não dá nem pra ter pena - E o sistema de som foi desligado. " 

 O que Arthur não sabia é que Ford não era bem quem ele pensava. Ao chegar no bar Ford diz que o mundo acabaria em poucas horas e que uma estrada seria construída no lugar da terra, Arthur fica desnorteado, totalmente chocado, principalmente quando uma nave chega para busca-los. O dono da nave coração de ouro, Beeblebrox anuncia a construção da estrada, com todo apavoramento do povo da terra, Beeblebrox explica que o projeto estava na prefeitura em exposição pra todo mundo ver e que eles não viram porque não quiseram.
Começa assim as aventuras de Arthur e Ford pela vida, o universo e tudo mais.

"... O presidente, em particular, é simplesmente uma figura pública: não detém nenhum poder. Ele é aparentemente escolhido pelo governo, mas as qualidades que ele deve exibir nada têm a ver com liderança. Ele deve é possuir um sutil talento para provocar indignação. Por esse motivo, o presidente é sempre uma figura polêmica, sempre uma personalidade irritante, porém fascinante ao mesmo tempo. Não cabe a ele exercer o poder, e sim desviar a atenção do poder. Com base nesses critérios, Zaphod Beeblebrox é um dos melhores presidentes que a Galáxia já teve... "

 A escrita de Douglas Adams é muito irreverente, mesmo no momento mais tenso da história ele joga uma piada ou alguma coisa estranha no meio, tipo cachorrinhos comendo uma tropa de ataque por causa de um erro de cálculo. O livro é ótimo, ele consegue expor realidades da nossa sociedade sem mesmo percebermos e sem tornar o assunto uma chatice, a naturalidade que Ford e os outros personagens demonstram sobre a história e destruição da terra põe um toque a mais de sarcasmo numa estória já muito sarcástica.
 Douglas Adams uniu humor e seriedade para criar um livro perfeito para intelectuais desvendarem e desencanados se divertirem, 

É isso gente ! Super indicado, adorei mesmo, não pense que é infantil ou sem sentido , por que não é se você prestar atenção.

BEIJOS!!!!

 AMY MORAES


2 comentários :